Governo Federal recebeu a Comitiva da República Popular da China para conhecer obras do Novo PAC do Corredor Bioceânico
Integrantes do Governo da República Popular da China foram recebidos pelo Governo Federal do Brasil para conhecer projetos e obras que fazem parte da carteira do Novo PAC. A delegação discutiu sobre a construção do Corredor Bioceânico e conheceu, por exemplo, as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), no estado de Goiás.
Membros da Casa Civil e dos Ministérios dos Transportes, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura e Pecuária e da Agência Infra S.A representaram o governo do Brasil. “Estamos honrados em receber a delegação chinesa. Esta é uma oportunidade de estreitar nossos laços e mostrar a viabilidade para a construção desse corredor”, afirmou o Secretário Especial do Novo PAC, Maurício Muniz.
O Corredor Bioceânico, portanto, é um projeto estratégico para os dois países. Dessa forma, cria uma saída alternativa pelo Oceano Pacífico, facilitando o acesso do Brasil e de outros países da América Latina aos mercados asiáticos. Outra importante característica do corredor é a conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Integrando as áreas produtoras de commodities agrícolas do Centro-Oeste à malha ferroviária existente e aos portos do litoral brasileiro.
O Governo do Brasil tem investido, na atual gestão, no projeto das Rotas de Integração Sul-Americana. Aliás, as obras já estão em curso e o objetivo é conectar os países da região de um lado a outro. Assim, integrará por terra os dois oceanos, Atlântico e Pacífico.
Diálogo com os Estados
Nesta terça-feira (15), a comitiva se reuniu, no Palácio do Planalto, com representantes dos Governos Estaduais de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre. No encontro, apresentaram características econômicas dos estados, incluindo dados sobre produção, infraestrutura, cultura e exportação. Também abordaram questões sobre o planejamento das redes ferroviária, rodoviária e aquaviária.
Nesta quarta e quinta (16 e 17), a delegação irá à Bahia e a São Paulo. Os Governos estaduais acompanhados por membros da Casa Civil, levarão os chineses ao Porto de Ilhéus, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e o Porto de Santos. Na cidade paulista, irão conhecer, por exemplo, a dimensão e a importância do projeto do Túnel Santos-Guarujá. O empreendimento compõe a carteira de investimentos do Novo PAC.
Fonte: agênciabrasil