De acordo com Pequim, manter um ambiente de comércio aberto, inclusivo e amplamente benéfico é interesse comum de todas as nações
O governo da China afirmou que se opõe a qualquer país que tente desestabilizar a ordem econômica e comercial internacionais por meio de regras impostas por grupos restritos, em resposta aos planos dos EUA de criar um bloco de aliados para minerais críticos. A chancelaria chinesa comunicou a posição em uma coletiva de imprensa regular.
Segundo Pequim, manter um ambiente de comércio aberto, inclusivo e amplamente benéfico é interesse comum de todas as nações, sem indicar quais medidas específicas podem ter sido discutidas pelos EUA. A crítica ocorreu após o anúncio de Washington sobre o formato do bloco preferencial.
Analistas destacam que o objetivo norte-americano visa reduzir dependências de outros blocos
O tema envolve minerais críticos, cuja cadeia de suprimento tem grande relevância para indústrias tecnológicas e de defesa. Analistas destacam que o objetivo norte-americano visa reduzir dependências de outros blocos e fortalecer alianças estratégicas na cadeia de fornecimento.
Aliás, Não divulgaram detalhes adicionais sobre as negociações ou sobre quais países estariam incluídos. A China reafirmou que não apoia iniciativas que possam criar regras de bloqueio ou distorcer o comércio internacional.



