No momento, você está visualizando China descobre maior jazida de ouro do mundo e especialistas preveem impacto no mercado econômico global
Hoje a China é líder na exploração de ouro. Em 2023 o país extraiu 370 toneladas do metal e 10% da produção global é de origem chinesa

China descobre maior jazida de ouro do mundo e especialistas preveem impacto no mercado econômico global

Hoje a China é líder na exploração de ouro. Em 2023, o país extraiu 370 toneladas do metal e 10% da produção global é de origem chinesa

A China acabou de descobrir uma mina de ouro supergigante que pode ser considerada a maior do mundo. Atualmente, o metal precioso tem sofrido alta valorização devido a oferta limitada, a demanda crescente, e a percepção de segurança. Agora a descoberta coloca a China sobre os holofotes do mundo.

Inicialmente foi informado que haviam encontrado 300 toneladas de outo, mas depois anunciaram que a jazida contém mil toneladas localizada em uma profundidade de até três mil metros.

Hoje a China é líder na exploração de ouro. Em 2023, o país extraiu 370 toneladas do metal e 10% da produção global é de origem chinesa.

Segundo o relatório da agência estatal Xinhua, as mil toneladas correspondem ao total do depósito e estão avaliadas em aproximadamente US$ 83 bilhões. O equivalente a R$ 483 bilhões. Os veios da jazida não apenas representam um grande volume de ouro. Mas também possuem uma alta concentração do metal, com 138 gramas de ouro por tonelada de minério.

A descoberta da jazida pode impactar o mercado global, uma vez que a oferta de ouro pode levar a mudança nos preços praticados internacionalmente. A descoberta ainda pode afetar as economias que dependem da exportação do metal. Ou seja, os países que possuem reservas de ouro como lastro financeiro e investidores que aplicam seus recursos nesse ativo.