Temos uma firme vontade, forte determinação e grande capacidade para defender nossa soberania nacional e integridade territorial
A China advertiu nesta quarta-feira (26) que “esmagará” qualquer tentativa estrangeira de interferência em Taiwan. Declaração ocorreu, logo após o Japão anunciar planos para instalar mísseis em uma ilha próxima do território.
“Temos uma firme vontade, forte determinação e grande capacidade para defender nossa soberania nacional e integridade territorial”, declarou Peng Qingen. Ele é porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan da China, em uma coletiva de imprensa regular, em resposta a uma pergunta sobre a interferência de instalação planejada.
Esmagaremos toda interferência estrangeira
Pequim considera Taiwan como seu próprio território e não descartou o uso da força para assumir o controle. O governo da ilha rejeita a reivindicação de soberania chinesa e afirma que somente o povo taiwanês pode decidir o seu futuro.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse considerar “chocante” os comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi (Partido Liberal Democrata, direita), sobre Taiwan.
Em nota, Wang, o mais alto funcionário chinês a comentar publicamente sobre o assunto, afirmou que o Japão ultrapassou uma “linha vermelha” com as falas. Para ele, Takaichi enviou um sinal errado ao tentar intervir militarmente em relação a Taiwan.



