Christina falou sobre como a rotina de sono funciona em sua casa e muda completamente do filho mais velho para a caçula.
Para Christina, cada filho é único e embora tenham vindo da mesma barriga e sejam criadas do mesmo jeito, vão apresentar comportamentos e reações diferentes a diversas situações. Christina Ricci, 42, que ficou famosa por seus papéis em Gasparzinho e A família Addams, sente isso na pele. Em entrevista à People nesta semana, falou sobre como a maneira de colocar as crianças para dormir em sua casa são totalmente distintas entre a caçula, Cleópatra, 9 meses, e o mais velho, Freddie, 8 anos.
“O fato de eu poder colocar Cleo no berço e ela simplesmente pegar no sono, enquanto meu filho de 8 anos ainda dorme comigo, é incrível”, relatou ela. E não foi por falta de tentativa com Freddie. A mãe explicou que tentou ajudar seu filho a conseguir dormir sozinho antes, mas não deu nada certo. “Ele gritou até ficar rouco e começou a bater a cabeça contra a grade do berço”, lembra ela.
Já com Cleo, como ela apelida a bebê, o processo foi diferente e bastante direto. “Com Cleo, quando decidimos tentar e ver como ela reagiria, ela meio que choramingou por cerca de sete minutos e depois deitou, agarrou seu pequeno unicórnio e foi dormir”, conta. “Era como se ela estivesse pronta e quisesse fazer aquilo ,e era o certo para ela”, completa a atriz.
Freddie é fruto do relacionamento da atriz com o ex-marido, James Heerdegen. Já Cleo, a quem ela deu à luz em dezembro de 2021, é filha de Christina com o atual marido, Mark Hampton.
Christina quando meu filho vai dormir sozinho?
Quando acontece: Se o seu filho se acostumou a dormir com você, a melhor fase para aprender a descansar sozinho é dos 3 aos 5 anos, quando já tem mais autonomia. Mas cada criança é única e não há uma idade exata para que isso aconteça.
Como estimular: Converse sobre a importância de ter um espaço próprio e estimule-o a organizar o quarto de um jeito que o agrade. Permaneça no ambiente por um tempo, lendo, conversando ou cantando, até que ele pegue no sono. Se ele aparecer na sua cama durante a noite, leve-o de volta e repita o processo. Pode ser preciso insistir por muitas noites, com calma e firmeza.
Possíveis desafios: Nessa fase, contudo a criança desenvolve medos noturnos, devido a um processo chamado angústia de crescimento. Seu filho sabe que não depende mais de você para realizar tarefas simples e, isso gera o medo de perder os pais.
Como superar: Pergunte o que ele está sentindo e dialogue sobre essa fase, dizendo que você está orgulhoso e feliz por vê-lo crescer.