O curta “Fraternal” têm como protagonistas Vera Capilé e Romeu Benedicto e estreia no Sesc Arsenal acontece no dia 22 de Dezembro
Uma história centrada na relação entre mãe e filho que, devido à pandemia, vivem cada vez mais em isolamento social e próximos entre si, mas certas coisas não são como aparentam. Esta é a premissa do curta-metragem “Fraternal”, que estreia às 19h desta quarta-feira (22) no Sesc Arsenal. A entrada é gratuita. Logo após a sessão, está prevista uma conversa com a equipe e elenco.
O curta foi escrito e dirigido por Túlio Paniago, enquanto que a produção é da Terra do Sol Filmes. E, ainda assim conta com a dupla de protagonistas Vera Capilé e Romeu Benedicto. Na ficção, a personagem interpretada por Vera, retorna à casa logo após se recuperar da Covid-19. No entanto, ainda necessita de cuidados especiais do filho.
“Célia é uma personagem forte. Apesar de convalescente, mostra energia e dinamismo. Procurei retratá-la como uma pessoa frágil, mas nem tanto. Pois em várias cenas podemos ver sua força e domínio de tudo à sua volta”, explica Vera. Aliás, a multiartista recebeu neste ano, homenagem como uma das Mestras da Cultura de Mato Grosso.
Romeu, que interpreta o filho, é conhecido por dar vida ao popular Totó Bodega. O ator transita com naturalidade entre o cômico e o dramático, por exemplo, e conta que aprende um pouco com cada personagem. “Fazer o Luiz também foi um aprendizado enorme. Ele vive o que resta da vida, e não o que se perdeu dela”, comenta.
A memória e o luto devem ser tratados com extremo respeito e é nesse sentido que a gente pretende fazer esta homenagem
O filme marca a estreia do jornalista Túlio Paniago na direção de uma obra ficcional. “É um drama familiar cuiabano, uma história meio inusitada. Exigia bastante trabalho da atuação, porque são diálogos densos. E a Vera e o Romeu, ao meu ver, foram incríveis! Já assisti algumas vezes e ainda me emociono”, revela.
“Fraternal” trata de perdas e do processo de luto. Por isso, durante os créditos finais da produção, serão exibidas fotografias de pessoas que faleceram em decorrência da pandemia. “A memória e o luto devem ser tratados com extremo respeito e é nesse sentido que a gente pretende fazer esta homenagem”, explica o produtor executivo Leonardo Sant’Ana.
Desse modo, o projeto foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Assim também conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.
Serviço:
Lançamento do curta-metragem Fraternal
Onde: Cinema do Sesc Arsenal
Quando: 19h
Entrada: Gratuita
OBS: Se necessário, haverá uma outra sessão às 20h, por exemplo.
Ficha técnica:
Diretor / Roteirista: Túlio Paniago
Produtor Executivo / Assistente de Direção / Doctor Script: Leonardo Sant’Ana
Diretora de Produção: Anna Magalhães
Diretor de Fotografia: Kelven Queiroz
Diretora de Arte: Giulia Costa
Produtora: Andressa Mendes
Preparadora de Elenco: Tatiana Horevicht
Montador/Colorista: Marcelo Sant’Anna
Continuista: Isabela Venâncio
Som Direto: Décio Soares
Trilha Sonora / Design de Som: Eduardo Lehr
Assistente de Arte e Figurino: Thaís Diniz
Maquiadora: Karla Marinho
Assistente de Câmera: Ederson Lucas
Maquinista: Edson Jesus da Costa
Eletricista: Jailço Lima
Motorista: Eder Mariano
Produtor Associado: José Paulo Traven
Elenco:
Célia – Vera Capilé
Luiz – Romeu Benedicto
Vendedora – Juliana Capilé
Médica – Tatiana Horevicht
Fonte: PM Cuiabá