O processo exige o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e que o condutor não tenha infrações registradas nos últimos 12 meses
O comportamento de bons motoristas no trânsito poderão, a partir desta sexta-feira (9), ter a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ministro dos Transportes, Renan Filho, portanto, assinará a medida administrativa que garante o benefício em solenidade na sede da pasta em Brasília.
A expectativa, inclusive, é de que as primeiras renovações automáticas já sejam consumadas durante o dia. O processo exige o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Assim como que o condutor não tenha infrações registradas nos últimos 12 meses.
O processo será automático e digital, sem cobrança de taxas adicionais, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Assim, o documento digital e atualizado ficará disponível no aplicativo CNH do Brasil.
A renovação automática da CNH se deu pela Medida Provisória nº 1.327, publicada em dezembro. Nem todos os motoristas terão acesso ao benefício:
- Condutores com 70 anos ou mais estão vedados;
- Motoristas a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez;
- A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.
O prazo de validade da CNH segue inalterado. Ou seja, 10 anos para condutores com menos de 50 anos; 5 anos entre 50 e 69 anos; e 3 anos para condutores a partir de 70 anos. A Medida Provisória também tornou a emissão do documento físico opcional.
Fonte: sbtnews


