No momento, você está visualizando Sinais de alerta de colesterol alto que pode levar à amputação
Dores nas mãos, pernas e pés, podem ser sinais de colesterol alto que acabam em amputação

Sinais de alerta de colesterol alto que pode levar à amputação

A amputação é um dos riscos mais sérios do colesterol alto; saiba hábitos para diminui-lo

O colesterol alto é uma condição comum e muitas pessoas acabam não dando muita atenção para ela, mas sensações incomuns nos pés, pernas e braços podem estar soando o alarme para problemas mais sérios, e podem levar até a amputação em situações extremas.

Quando o colesterol se acumula nos vasos sanguíneos pode causar entupimento; limitando o fluxo sanguíneo para as extremidades, o que resulta em dor no corpo.

A doença arterial periférica (DAP) é uma condição que eventualmente se desenvolve; por isso, quando ocorre, a dor e o desconforto se sente nas mãos e nos pés, afetando as atividades simples, como caminhar.

Se a DAP for ignorada sem tratamento adequado, pode ocorrer a perda de membros resultando em amputação. De acordo com Shipra Arya, professora assistente na divisão de cirurgia vascular da Emory University School of Medicine.

A médica diz que nesses casos, o uso de estatinas pode ajudar a baixar os níveis de colesterol; assim como dar estabilidade a essas placas, para que não comprometam o fluxo sanguíneo para as pernas.

Como prevenir colesterol

O caminho para baixar o colesterol ruim não consiste simplesmente em cortar gorduras das refeições. Médicos apostam na união de uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física regular.

Além disso, pode-se tirar proveito de determinados alimentos que ajudam a equilibrar as taxas de colesterol ruim (LDL) e as de colesterol bom (HDL); afastando assim o risco de infarto e derrame cerebral. Mudanças simples no estilo de vida ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol, tais como:

  • Reduzir as gorduras saturadas na dieta
  • Eliminar as gorduras trans
  • Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos
  • Aumentar a fibra solúvel, como frutas e legumes
  • Fazer exercício físico
  • Parar de fumar