Você está visualizando atualmente Espetáculo ‘Jantar’, do Coletivo Spectrolab, chega a Santo Antônio de Leverger
Depois de duas curtíssimas temporadas de sucesso em Cuiabá, o Coletivo Spectrolab de Investigação Cênica chega a Santo Antônio

Espetáculo ‘Jantar’, do Coletivo Spectrolab, chega a Santo Antônio de Leverger

Coletivo em Santo Antônio oferecerá, ainda, oficina de Vivência com Máscaras; inscrições abertas

Depois de duas curtíssimas temporadas de sucesso em Cuiabá, o Coletivo Spectrolab de Investigação Cênica chega a Santo Antônio do Leverger. O espetáculo ‘Jantar’ será nesta sexta-feira e no sábado (26 e 27), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Aliás, a entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes da peça teatral, diretamente no local.

Assim, o espetáculo se inspira na lenda brasileira do “capelobo”, criatura meio humana, meio tamanduá-bandeira, e, a partir da linguagem do teatro de formas animadas (objetos, bonecos, marionetes) e em clima de tensão, explora os impactos ambientais da mineração nas florestas do Brasil, a partir de uma releitura acerca de resíduos eletrônicos.

Mas também no sábado (27), às 14h, na Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Leverger, será ministrada a oficina “Vivência com máscaras”, voltada para interessados com 16 anos ou mais. As inscrições estão abertas, com limite de 20 vagas. O formulário está disponível no site www.spectrolab.art.br ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/xfjo3gbNbnYUtmh78.

O coletivo Spectrolab, portanto, leva para o palco mais de sete anos de história, com destaque ao programa Cruzamentos, uma parceria entre a Aliança Francesa Brasil e a Funarte, com trabalhos desenvolvidos entre junho e novembro de 2023, nas cidades de Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Grenoble (França).

Mas esta temporada de Jantar compõe projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Funarte, Aliança Francesa, Maison de La Culture de Grenoble.

Sobre o espetáculo

Jantar nasceu a partir da coleta de materiais residuais, especialmente lixo eletrônico. Com esses materiais, os protagonistas Douglas Peron, Millena Machado produziu bonecos e máscaras, explorando cenas que simbolizam aspectos culturais e ambientais da Amazônia Brasileira.

O espetáculo é dirigido por Rakoo de Andrade, com dramaturgia de Caio Ribeiro. Na história, uma família vive e trabalha sob a influência de uma fábrica instalada no interior do Brasil. Seus integrantes possuem cabeças de tamanduá-bandeira e sentem os mistérios de uma vila assombrada por momentos de terror.

Sinopse

Em um cenário de floresta, a disputa pelo ouro desencadeia uma metamorfose. O inesperado encontro revela a inquietação do novo, que se repete até se acalmar quando a mesa posta. O futuro e o passado confrontam-se em palco: as novas tecnologias, aliadas a um contexto de consumo excessivo e de danos ambientais, ressoam no quotidiano de uma família não convencional. Inspirado no folclore amazônico do Capelobo, ‘Jantar’ é um espetáculo que busca proporcionar uma experiência sensitiva para aqueles que têm um estômago forte.