O progresso representa um crescimento de 0,6 ponto porcentual em relação à semana anterior
A colheita do milho safrinha no Brasil avançou para 99,7% da área plantada, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O progresso representa um crescimento de 0,6 ponto porcentual em relação à semana anterior e está 6,6 pontos à frente do mesmo período da safra 2022/23.
A colheita em Mato Grosso, maior produtor de milho do país, foi concluída nesta semana. Goiás, Paraná, Minas Gerais e outros grandes estados produtores também já finalizaram a colheita. Mato Grosso do Sul, que vinha mais atrasado, alcançou 98% da área colhida, um avanço de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior.
Já a colheita do algodão da safra 2023/24 no Brasil atingiu 95,6% da área plantada na última semana. O progresso, portanto, representa um aumento de 8 pontos porcentuais em comparação à semana anterior. Em relação ao mesmo período da safra passada, o avanço é de 0,8 ponto porcentual.
Trigo: avanço foi de 3 pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas ainda abaixo do ritmo do mesmo período em 2023
Em Mato Grosso, maior produtor do País, 96,7% da área colhida até agora, ocorreu um avanço de 9,2 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Enquanto que na Bahia, a colheita avançou para 89,9%, um progresso de 5 pontos porcentuais.
No caso do trigo, a colheita atingiu 14,6% da área plantada até segunda. O avanço foi de 3 pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas ainda abaixo do ritmo do mesmo período em 2023, quando o País colheu 17,9% da área.
Goiás e Minas Gerais estão liderando a colheita nacional, com 95% e 97% das lavouras colhidas, respectivamente. Da mesma forma, Paraná, evoluiu de 6% para 11% na última semana. São Paulo tem 20% da área colhida.