O Brasil garantiu 10 nomes de skatistas para a disputa do skate nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, após a realização da primeira fase do Olympic Qualifier Series
Skatistas disputaram em Budapeste, na Hungria, entre quinta e sexta-feira, após sete representantes nacionais avançarem às semifinais. Na sexta-feira (21), Augusto Akio e Luigi Cini avançaram no Park masculino, confirmando a presença na Olimpíada. Aliás, Pedro Barros será o outro representante.
Raicca Ventura e Dora Varella, garantiram, com Yndiara Asp, o Park feminino, e Filipe Mota e Kelvin Hoefler, no Street masculino também passaram de etapa, com Hoefler já com o passaporte carimbado para a França e Giovanni Vianna. Apesar de nenhuma skatista ter ido bem no Street, o País já tem garantido Rayssa Leal, Gabriela Mazetto e Pâmela Rosa.
Em dia de classificatória no Park masculino, em Budapeste, Augusto Akio (6º) e Luigi Cini (10º), avançaram para a semifinal. Pedro Carvalho (18º), Murilo Peres (20º), Pedro Barros (24º) e Pedro Quintas (36º), também representaram o Brasil, mas não conseguiram vaga entre os 16 melhores.
Melhor do País na modalidade, Akio celebrou a confirmação da vaga olímpica. “Estamos muito contentes e realizados não só por ter passado para a fase semifinal dessa última etapa de classificatória olímpica, como também garantimos a nossa vaga em Paris-2024”, festejou.
“A gente se esforçou bastante para conquistar essa vaga. O nível da competição estava alto e só tende a subir nos próximos mundiais e na olimpíada que está por vir. E a gente está se preparando para isso, tanto fisicamente quanto mentalmente para chegar com a cabeça boa, o corpo bem e poder representar o país”, destacou.
Cini também estava radiante com a ida para Paris-2024. “Hoje a competição foi irada aqui. Todo mundo andou muito bem de skate. Mais uma sessão com os meus amigos. Muito feliz de estar na bateria com o Japa e com o Pedro. Nós três nos qualificamos agora para as olimpíadas”, comemorou.