Você está visualizando atualmente Saúde promove no DAE ação em comemoração ao dia do homem
Dia Nacional do Homem teve ação no DAE Várzea Grande, atendendo trabalhadores da autarquia

Saúde promove no DAE ação em comemoração ao dia do homem

Dia do Homem tem serviço básicos e preventivos de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Várzea Grande, por meio da Atenção Primária à Saúde realizou uma ação de promoção à saúde aos servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), no dia 15 de julho, Dia Nacional do Homem. Assim, aferiu a pressão arterial, realizou exames de glicemia e testes rápidos de HIV aos servidores da autarquia.

Como explica o Gonçalo Barros, o dia para o Sistema Único de Saúde, traz a público uma série de orientações para estimular os homens. Desse modo, puderam cuidar da sua própria saúde de forma integral e identificarem níveis de estresse que acabam levando a outras doenças.

De acordo com Gonçalo, a realização de exames e procedimentos rotineiros previne em até 90% a ocorrência das doenças que afetam os homens.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, estava presente ao evento lembrou que a Administração Pública depende dos servidores para fazer chegar à população os serviços de qualidade e isto requer servidores com saúde.

Câncer de próstata é o primeiro tipo de câncer que mais acomete homens

Para ele é fundamental para um órgão como o DAE/VG que sofre com muitas cobranças, que os servidores tenham qualidade de vida melhorada e redobrada, pois isto terá reflexo junto a população.

Em alguns países já se tornou lei a exigência em empresas e indústrias do início dos trabalhos vir acompanhada por uma ginástica laboral. Bem como, métodos de relaxamentos físico e mental e uma boa alimentação, já que muitas das profissões tem nível de estresse elevado.

Mas segundo o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovani Renfro, o câncer de próstata é o primeiro tipo de câncer que mais acomete homens. Em seguida, estômago, leucemia linfóide e pulmões, em decorrência dos maus hábitos, como bebidas, cigarros e falta de cuidar da saúde preventiva.