No momento, você está visualizando Comer os alimentos do prato em determinada sequência traz benefícios
Comer os alimentos durante uma refeição em uma ordem dos sabores pode melhorar a regulação de açúcar no sangue e outros aspectos da saúde.

Comer os alimentos do prato em determinada sequência traz benefícios

As recomendações de nutricionistas apontam que a ordem dos sabores deve se iniciar primeiro pelas fibras

Comer os alimentos durante uma refeição em uma ordem dos sabores pode melhorar a regulação de açúcar no sangue e outros aspectos da saúde.

As recomendações apontam que deve se iniciar primeiro pelas fibras, como vegetais e frutas, depois ingerir proteínas e por último os carboidratos.

De acordo com Heidi Skolnick, nutricionista no Centro de Medicina Esportiva Feminina do Hospital de Cirurgia Especial de Nova York, nos EUA, a ordem em que você come os alimentos minimiza picos de açúcar no sangue e aumenta a saciedade. “É uma abordagem muito prática e não é restritiva”, comentou. As informações são da “National Geographic”.

Algumas pesquisas também apontam os benefícios de comer os alimentos em ordem para pessoas com diabetes tipo 2. Hipoglicemia e hipotensão pós-predial — uma queda na pressão arterial após uma refeição.

Um estudo publicado na “Nutrients” em 2022 demonstrou que pessoas com diabetes tipo 2 que aderiram ao hábito de comer vegetais antes de carboidratos, tiveram um melhor controle de açúcar no sangue após cinco anos.

Comer proteínas antes de carboidratos também promove a secreção do GLP-1. Um hormônio que reduz a secreção de insulina e deixa o esvaziamento do estômago mais lento, contribuindo com a sensação de saciedade.

Ingerir primeiro vegetais e frutas ainda contribui com reduzir a velocidade em que você come, já que os alimentos exigem mais mastigação. “Leva cerca de 15 a 20 minutos para seu cérebro registrar que você já comeu o suficiente”, explicou o nutricionista e professor Keith Ayoob, da Faculdade de Medicina Albert Einstein.

Um estudo de 2004, também apontou que pessoas com o hábito de comer salada antes de massas no almoço, acabavam consumindo 17% menos calorias durante a refeição.