Cidades de MT como a capital Cuiabá e Várzea Grande poderão ter comércios abertos no Dia da Independência
As atividades econômicas dos comércios em geral poderão funcionar na capital de MT no feriado de 7 de setembro, dia em que se comemora nacionalmente a independência do Brasil. Contudo, a abertura está condicionada a regras para os trabalhadores, as quais foram acordadas em Convenções Coletivas de cada segmento empresarial.
No caso específico dos lojistas da capital e de Várzea Grande, o comércio poderá abrir as suas portas. Contudo, o empregador terá que seguir algumas normas, conforme explica o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
“Para os que precisarem trabalhar neste dia, a remuneração das horas de trabalho deve ser em dobro. Incluídas as comissões das vendas do dia e além disso, o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”.
Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão. Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e as de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e o de banco por telefone estarão disponíveis.
Os shoppings também estão autorizados a funcionar. Tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h.