Você está visualizando atualmente Comidas de inverno saudáveis, saborosas e quentinhas
Quando as estações mais frias chegam e as temperaturas começam a cair, veja as comidas de inverno que podem fazer

Comidas de inverno saudáveis, saborosas e quentinhas

Quando as estações mais frias chegam e as temperaturas começam a cair, veja as comidas de inverno que podem fazer

São caldinhos, sopas, chocolates quentes, quitutes de festa junina, ou seja, as comidas de inverno que aquecem de dentro pra fora.

Existem comidas de inverno?

Quanto maior o frio, maior a vontade de comer alimentos mais calóricos, não é? Isso tem explicação: nosso corpo realmente precisa de mais energia pra se manter aquecido e, assim, o desejo de comer aumenta. Pra unir o útil ao agradável, a ideia é optar por pratos quentes com ingredientes nutritivos, como caldos, sopas, refogados, tortas com recheios de legumes, suflês e outras delícias.

Na verdade, as comidas que muita gente acaba associando à esta época do ano são as chamadas comfort foods. O nome já dá a dica: comfort, de conforto, diz respeito à comida que traz aconchego e resgata as memórias afetivas. São receitas que, além de saborosas, dão aquela sensação de bem-estar.

Afinal de contas, comida não é apenas sobre nutrientes. A gente sabe que saudabilidade é um ponto super importante, mas não para por aí. Comida pode também ser prazer, ter história e ser aquela parte gostosa do dia. Por muito tempo, o conceito de comida saudável foi associado à comida sem graça, mas o fato é que comer de maneira consciente pode e deve ser muito gostoso.

O que comer no inverno?

Você provavelmente já deve ter reparado que alguns alimentos ficam difíceis de serem encontrados em algumas épocas, enquanto são abundantes em outras. Isso acontece devido à sazonalidade destes alimentos. Assim, existem as frutas, verduras e legumes de cada estação.

Em suma, comprar os produtos de cada época é bom para o bolso e pra saúde. Isso porque os vegetais da estação podem maturar de maneira natural – ou seja, sem a necessidade de grande uso de agrotóxicos e outros aditivos químicos. Ainda assim, o ideal é apostar nos alimentos orgânicos sempre que possível.

Só pra exemplificar, os itens mais facilmente encontrados durante o inverno são: abóbora, abobrinha, pinhão, tangerina, morango, maçã, kiwi, inhame, agrião, milho verde, couve, mandioca, ervilha, entre outros.

Sopa de abóbora com gorgonzola

Começamos com um item que não pode faltar entre as receitas saudáveis para o inverno: a sopa. Essa é uma versão pra lá de especial, visto que ganha um toque a mais de sabor com o queijo gorgonzola.

Ingredientes:

  • 250g de abóbora
  • 100g de manteiga
  • 50g de gengibre
  • 200ml de água
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 200g de gorgonzola
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Antes de tudo, refogue a manteiga, a cebola, o alho e o gengibre. Logo depois, adicione a abóbora picada em cubos grandes com 200ml de água e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver até desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador ou mix. Adicione o creme de leite e coe e depois, é só colocar novamente no fogo até levantar fervura. Prontinho, agora adicione o queijo em cubos pequenos e sirva.