Veja como a forma de comprar muda com o passar do tempo e o que marca cada geração online
A geração muda, novas pessoas nascem, mas a vontade de comprar permanece a mesma, apenas a forma como é feita se altera como online. Com o avanço e a popularização da internet e de dispositivos inteligentes conectados, fazer compras online ficou mais fácil, mas nem sempre foi assim. Diferentes gerações possuem formas preferidas de comprar que diferem umas das outras.
Para ajudar os varejistas a entender essa faceta do perfil de consumo de diversas gerações, preparamos algumas características típicas de cada grupo, para ajudar no planejamento de campanhas para atingir com mais eficiência o público-alvo desejado.
A geração chamada de Baby Boomer é aquela das pessoas que nasceram entre as décadas de 1940 e 1960. São chamadas, dessa maneira devido ao aumento de nascimentos de bebês após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), auxiliando na reestruturação da sociedade após o conflito, causando literalmente um boom de bebês.
Essa geração é marcada pela falta da necessidade de fazer compras. Geralmente, são pessoas que preferem fazer pesquisas antes de comprar, e saem de casa com o objetivo de fazer compras apenas por extrema necessidade. Afinal são pessoas que hoje possuem idades que variam entre 60 e 80 anos.
Geração X
A próxima da fila é a famosa geração X, e as pessoas que integram esse grupo nasceram entre 1960 e 1980. Atualmente, formam cerca de 25% da população brasileira. Embora sejam mais experientes no mundo digital que a geração anterior, a geração X possui uma baixa tendência de compra online e prefere utilizar as lojas físicas. Essas pessoas normalmente enxergam a internet como um vasto campo de pesquisa e utilizam esse recurso para estudar a fundo sobre o produto que desejam, para então ligar o carro e sair à sua busca em lojas físicas.
Geração Y
A geração Y, ou mais comumente chamada de Millennial, é o grupo de pessoas que nasceu entre 1980 e 1995. Assim, compõem a maior parte do público adulto economicamente ativo.
Sua forma de comprar é mista com a geração anterior, ou seja, muitos gostam de estudar muito sobre o produto antes de se aventurar nas lojas físicas, enquanto a outra parte prefere decidir e comprar de forma digital. Isso se deve muito ao fato de que várias dessas pessoas viram a introdução da internet para a população, mas já estavam acostumadas ao estilo antigo de compras.
Geração Z
Também chamada de gen Z, são aquelas pessoas nascidas entre 1995 e 2010. A maior parte dessas pessoas já tinham nascido após a popularização da internet e não se lembram do tempo antes da conectividade.
Normalmente, a gen Z utiliza todos os recursos de pesquisa disponíveis para conseguir o melhor preço de produtos para fazer suas compras. Essa geração também se caracteriza pela busca constante de cupons e promoções para tornar seus gastos na internet mais eficientes. São os maiores entusiastas da Black Friday e de passar horas vasculhando lojas online e marketplaces para conseguir o melhor preço para seus produtos desejados.
Geração Alpha
A mais nova das gerações se inicia após 2010, e seus integrantes, ainda são um mistério para o perfil de consumo. Uma vez que são dependentes financeiramente de seus pais, normalmente localizados na geração Millennial ou anterior. A tendência é que sigam os mesmos passos da geração anterior e concentrem todo o seu esforço de compra em meios digitais. Provavelmente, estão ainda em desenvolvimento neste exato momento.