Como conquistar a Geração Z
Como conquistar a geração Z? Um relatório da consultoria Gallup mostra que o engajamento de profissionais da Geração Z vem caindo e que muitos jovens profissionais estão ativamente em busca de novas oportunidades de trabalho. A pesquisa identifica elementos que medem até que ponto as necessidades básicas dos funcionários no trabalho são atendidas, se eles se sentem apoiados e valorizados, recebem expectativas e feedback claros e têm oportunidades de aprender e crescer.
Desde que começou a ingressar no mercado de trabalho, trazendo novas prioridades e demandas, essa geração está reescrevendo as regras sobre o que é necessário para engajar e reter os melhores talentos.
Se a sua empresa não reconhece os funcionários, especialmente os mais jovens, adota um estilo de gestão ultrapassado e não oferece um plano claro de crescimento, está perdendo os talentos mais promissores. Por outro lado, companhias que investem em reconhecimento genuíno, crescimento transparente e liderança personalizada conseguem atrair profissionais da Geração Z, enquanto os concorrentes veem a rotatividade disparar.
Veja como transformar sua estratégia de atração e retenção de talentos para uma geração que exige mais da liderança, e não hesita em deixar a empresa quando suas expectativas não são atendidas.
3 passos para atrair e reter a Geração Z
1. Reconhecimento rápido
A maioria dos profissionais da Geração Z não se satisfaz com e-mails genéricos de “bom trabalho” ou com um elogio ocasional em reuniões de equipe. Essa geração espera que o reconhecimento seja:
Rápido: comemore as conquistas assim que acontecerem. Reconhecimentos tardios soam artificiais e são facilmente esquecidos;
Autêntico: evite elogios padronizados como “ótimo trabalho”. Personalize o feedback (Exemplo: “Você resolveu aquele problema do cliente e elevou a reputação da equipe. Mandou muito bem”) para mostrar que está atento e realmente acredita no que está dizendo.
Relevante: os profissionais da Geração Z não são todos iguais. Pergunte como eles preferem ser reconhecidos. Alguns podem gostar de um elogio público, outros preferem uma mensagem privada ou a chance de participar de projetos mais desafiadores que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades.
2. Crescimento de carreira claro
A Geração Z se mostra menos interessada em trilhas de liderança tradicionais e, além disso, mais focada em crescimento pessoal e oportunidades para demonstrar seu potencial.
Para mantê-los engajados, tenha caminhos transparentes. Assim, mostre como o crescimento pode acontecer, seja com movimentações laterais, liderança de projetos, desenvolvimento de habilidades ou novos papéis. Além disso, não deixe um mistério em torno de promoções ou mudanças de área.
Por fim, tenha planos de desenvolvimento personalizados, construídos, portanto, junto com cada colaborador. Dessa forma, crie um plano individual de crescimento baseado em seus interesses e pontos fortes.
Mentalidade de sucessão: mostre que é possível crescer dentro da posição atual, mesmo que cargos de gestão não sejam o objetivo. Metas de curto prazo, bem como oportunidades de colaboração entre equipes e feedbacks constantes fazem com que o futuro dentro da empresa pareça possível.
3. Personalização da liderança e comunicação
A Geração Z não se interessa por gestores que aplicam o mesmo modelo para todos. Pelo contrário, eles valorizam uma liderança que reconheça sua individualidade.
Mantenha uma comunicação flexível: pergunte como seus colaboradores da Geração Z preferem se comunicar. Alguns preferem mensagens pelo Slack; outros valorizam reuniões agendadas. Se possível, adapte-se ao estilo deles; Tenha canais de feedback: crie espaços regulares para que a Geração Z também possa dar feedback, e não apenas recebê-lo;
Seja humano: abra-se sobre o que você está aprendendo e como você está se adaptando, não apenas como empresa, mas também como líder. Compartilhe seus erros com transparência, para que os jovens da Geração Z vejam que até mesmo você ainda tem o que aprender.
Lições para líderes
- Pare de adivinhar o que a Geração Z quer e pergunte a eles.
- Invista em reconhecimento e planos de carreira personalizados, em vez de trilhas profissionais ultrapassadas e genéricas.
- Seja um líder que ouve e se comunica com flexibilidade. Não aja como um chefe que impõe que é somente do seu jeito.
Fonte: Forbes