Uma estratégia para evitar multas, ou um exemplo de infração de trânsito grave? Conheça o gel antirradar e entenda como ele funciona
Com tantos radares para pegar os maus motoristas, há pessoas que buscam meios de se livrar do peso no bolso que as multas por velocidade podem trazer. Por isso, hoje existem alguns subterfúgios disponíveis na internet para driblar as penalidades por radar, desde spray a adesivos. Mas você já ouviu falar no gel antirradar?
Será que é ilegal usar um inibidor de multas como esse? Ou apenas um meio de passar despercebido diante dos aparelhos de captação de velocidade?
Mais que um simples subterfúgio para burlar a lei e facilitar a vida de quem gosta de acelerar um pouco mais do que a regulamentação de trânsito permite, o gel antirradar é mais um produto ilegal vendido no e-commerce.
Em seu anúncio na internet, o gel antirradar promete funcionar, com uma fórmula exclusiva e patenteada. O anunciante ainda garante 100% de eficácia, defende que o gel não é inflamável e pode ser usado em até 4 placas de carros.
Observa-se também que não há fotos do produto no anúncio, onde está apenas a descrição e o valor de R$ 149, 00. Embora o vendedor informe que o gel antirradar é legalizado, argumentando que existem milhares de radares sem avaliação do Inmetro e sem número de série, o uso do artifício é uma verdadeira roubada, totalmente longe de ser permitido por lei.
Afinal, o próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro) informa a penalidade, segundo o Artigo 230, que diz que conduzir o veículo com dispositivo antirradar é infração de natureza gravíssima, sujeita a multa. Além da perda de 7 pontos na CNH e a apreensão do veículo e recolhimento do CRLV.
Como funciona o gel antirradar?
Segundo o próprio anunciante, se produz o gel antirradar com um material que promete inibir a leitura das placas do carro ao neutralizar os flashes ou infravermelhos dos dispositivos de fiscalização de trânsito.
No entanto, sua placa ainda visível a olho nu, pode ser vista por agentes de trânsito ou policiais. Somente se tornará ilegível diante de sinal de flash ou infravermelho.
Antes de mais nada, vale informar que o vendedor colocou o aviso de que as vendas do produto estariam temporariamente desativadas. Consequentemente já pelo teor ilegal do gel inibidor de radares.
Usar inibidores de radar ou multa por alta velocidade?
A resposta é: nem um e nem o outro! Afinal, as leis de trânsito estão aí para proteger vidas. E como mencionamos aqui, o Código Nacional de Trânsito determina como infração gravíssima o uso de qualquer dispositivo inibidor de radar.
Por outro lado, dirigir veículo acima da velocidade pode acarretar multas, perda de pontos na carteira de motorista e até cassação do direito de dirigir, segundo o Código de Trânsito. Então, a melhor opção mesmo é dirigir com responsabilidade, diminuir o pé no acelerador e respeitar as leis e a velocidade determinada para cada via.