No momento, você está visualizando Como as redes sociais estão estimulando a leitura na China
Chineses estão utilizando redes sociais, estimulando leitura na China que recebeu o nome de BookTok; outros países também já estão seguindo - Foto: Reprodução/RedesSociais

Como as redes sociais estão estimulando a leitura na China

Chineses aderiram ao fenômeno estimulando a leitura na China que recebeu o nome de BookTok; outros países também estão seguindo essa tendência positiva

Sim, as redes sociais da China, especialmente, o BookTok, se tornou uma fonte respeitável de recomendações para leitura. É claro que nem todo usuário do TikTok é um leitor assíduo. Os leitores que usam a plataforma, porém, podem aproveitar uma série de perfis na rede que se dedicam às obras – seja dando dicas, fornecendo resenhas ou até fomentando debates acerca das histórias.
 

Apelidado de BookTok, o aplicativo se tornou uma tendência, uma mistura da palavra livro em Inglês com o app da ByteDance.

Fenômeno se repete agora na China e ganhou proporções ainda maiores

  • Alguns especialistas estão chamando esse movimento de “social reading” – que seria algo como leitura social, ao pé da letra.
  • Além do BookTok, também existiriam o BookTube e o Bookstagram.
  • Na China, porém, os aplicativos são um pouco diferentes.
  • Lá eles gostam de trabalhar com “super apps”: plataformas que oferecem uma série de serviços combinados.
  • O Douyin, a versão chinesa do TikTok, é um deles.
  • O app conta com 900 milhões de usuários ativos e é muito mais efetivo que a sua contraparte ocidental.
  • Douyin integra vendas online diretamente em sua plataforma.

As discussões sobre livros no Douyin compartilham semelhanças com o BookTok, com formatos de vídeo curtos e comunidades entusiasmadas. Entretanto, vão muito além, incorporando essa capacidade de comprar livros online.

No Douyin, vídeos populares relacionados a livros não geram apenas interesse: eles incluem links para os espectadores comprarem livros instantaneamente.

Leva apenas alguns cliques para adicionar livros aos carrinhos dos usuários. E os criadores de conteúdo online podem ganhar uma comissão no processo.

Outro gigante que vem mudando os hábitos de leitura dos chineses é o WeChat, o app mais popular do país, com mais de 1,3 bilhão de contas ativas.

Para se ter uma ideia do tamanho do impacto, em 2023, plataformas de vídeos curtos ocuparam 26,6% de fatia do mercado de livros.

As livrarias físicas, por sua vez, representaram apenas 12% .

Alguns exemplos de BookTok

Uma das autoras que mais surfaram nessa onda da “leitura social” foi a americana Colleen Hoover, do best-seller É assim que acaba (que virou filme recentemente).

Para o público brasileiro, o exemplo mais famoso desse fenômeno foi o sucesso repentino de Memórias Póstumas de Brás Cubas nos Estados Unidos.

O clássico de Machado de Assis virou um fenômeno pop depois de ser considerado “o melhor livro de todos os tempos” pela influenciadora literária Courtney Henning Novak.

Os vídeos dela viralizaram e causaram uma grande procura pela obra – que, inclusive, entrou na lista de mais vendidos da Amazon.

Sim, o livro é tudo isso mesmo! E que bom que o TikTok esteja despertando o gosto pela leitura nas pessoas.