Você está visualizando atualmente Como utilizar a IA para melhorar os negócios? Confira 5 dicas
Um relatório da McKinsey de 2023 revelou que 42% das organizações reduziram os custos com o uso de IA

Como utilizar a IA para melhorar os negócios? Confira 5 dicas

Um relatório da McKinsey de 2023 revelou que 42% das organizações reduziram os custos com o uso de IA

O Índice de IA de Stanford para 2024 foi publicado. Este extenso relatório está repleto de insights fascinantes sobre a indústria de inteligência artificial em todo o mundo. Confira 5 lições para empresas que buscam aumentar o retorno sobre investimento (ROI) com IA em seus negócios.

Dica 1: A IA funciona para algumas tarefas, não todas

O desempenho da IA superou o de humanos em tarefas como reconhecimento de imagens e compreensão de texto. No entanto, tarefas mais complexas, como raciocínio de senso comum e raciocínio matemático avançado, ainda estão além da capacidade da inteligência artificial. Curiosamente, o que consideramos “senso comum” ainda é extremamente difícil para as máquinas.

Dica 2: Redução de custos e aumento de receitas

Um relatório da McKinsey de 2023, revelou que 42% das organizações pesquisadas reduziram os custos com o uso da IA, e 59% relataram aumento de receitas. A porcentagem daqueles que relataram redução de custos é 10% maior do que no mesmo estudo do ano anterior. Este dado sugere que mais organizações descobriram como gerar um retorno prático sobre o investimento com IA.

Dica 3: Trabalhadores mais produtivos

Diversos estudos relataram que a IA permite que os trabalhadores concluam tarefas de forma mais eficiente, reduzindo a diferença entre trabalhadores menos qualificados e mais qualificados. Por exemplo, uma análise da Microsoft sobre o Microsoft Co-Pilot ou Github Co-Pilot, descobriu que os usuários concluíram atividades de 25% a 76% mais rápido do que os usuários sem o Co-Pilot.

No entanto, as empresas devem levar esse dado com cautela – outros levantamentos mostram que o uso de IA sem a supervisão humana adequada pode levar a um desempenho inferior. Em particular, tornar-se excessivamente dependente de uma IA pode resultar em perda de qualidade.

Dica 4: Aumento das regulações

Em 2023, existiam 25 regulações relacionadas à Inteligência artificial nos Estados Unidos, contra apenas 1 em 2016. No mesmo ano, foram propostos 181 projetos de lei a nível federal, mais que o dobro dos 88 projetos de lei propostos em 2022. Na União Europeia, progressos significativos aconteceram durante o Inteligência artificial Act nos primeiros meses deste ano (2024).

Dica 5: Sim, a concorrência está utilizando IA

De acordo com o mesmo estudo da McKinsey, a adoção de Inteligência artificial está aumentando em vários setores. As principais indústrias são: desenvolvimento de produtos e serviços para tecnologia, mídia e telecomunicações (44%); marketing e vendas para tecnologia, mídia e telecomunicações, bem como bens de consumo e varejo (36% e 31%, respectivamente); e operações de serviço para tecnologia, mídia, telecomunicações e serviços financeiros.

Para uma entidade empresarial, essas lições provam que outras organizações adotaram a IA e viram um ROI positivo. No entanto, sugerem a adoção de uma visão mais detalhada. A IA é boa em algumas coisas, não necessariamente em outras. O aumento na regulamentação também indica que é necessário fazer escolhas cautelosas e criteriosas sobre onde implementar a IA.