Inicialmente um passageiro não estava confirmado, mas a companhia aérea veio a público confirmar identidade dos 62 passageiros
A companhia aérea Voepass atualizou, na manhã deste sábado (10), o número de vítimas do acidente aéreo, assim, voltou a informar que o avião que caiu em Vinhedo transportava 62 passageiros. A aeronave saiu da cidade de Cascavel (PR), na tarde da sexta-feira (9), com destino a Guarulhos (SP).
O que aconteceu
Companhia confirmou identidade do passageiro. Conforme a Voepass, o nome dele é Constantino Thé Maia. O representante comercial do Rio Grande do Norte está entre as vítimas do acidente com o voo 2283, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo.
O nome de Constantino não estava na lista de passageiros embarcados, de acordo com a companhia aérea.
A Voepass informou que “por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding, bem como contagem de passageiros embarcados” nome do passageiro não constava na lista.
Companhia lamentou número de vítimas voltar a ser 62. “Com pesar, a Voepass lamenta informar que o número de vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira, dia 09 de agosto, do voo 2283, proveniente de Cascavel com destino ao aeroporto de Guarulhos, é de 62 pessoas.
“A companhia disse também que presta atendimento e suporte à família de Constantino. Dessa maneira, a Voepass disse que presta “apoio irrestrito às famílias das vítimas”.
A empresa disse que o apoio consiste em “prover não só estrutura operacional, mas também conforto e solidariedade. Além disso, contribuir com as investigações das autoridades competentes.”
Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a Voepass decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando então não houvesse dúvidas.
Resgate não tem previsão de encerramento
Trabalhos de resgate e identificação seguem “de forma ininterrupta” desde a noite da sexta-feira (9). De acordo com o governo de São Paulo, até o momento, 21 corpos foram resgatados — dois identificados por meio de exame.
Assim, os corpos foram encaminhados para IML central. O governo informou que a unidade está temporariamente fechada para atendimento exclusivo às vítimas do acidente aéreo em Vinhedo. Portanto, a demais ocorrências da Capital estão sendo atendidas nas outras unidades do IML.
O Gabinete de crise faz reuniões a cada duas horas com representantes das forças de segurança. Assim, fazem parte do órgão, equipes de segurança do estado, integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Governo do Estado do Paraná.
Apoio às famílias de vítimas
Acomodações em um hotel de São Paulo foram disponibilizadas às famílias das vítimas. Desse modo, equipes de assistentes sociais e psicólogos estão no local para prestar apoio. Aliás, os familiares podem apresentar documentos médicos, odontológicos e radiológicos das vítimas para na identificação dos corpos.
O Estado de São Paulo decretou luto oficial de três dias em homenagem às 62 vítimas que estavam no voo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se deslocou até o local do acidente na tarde da sexta-feira (9).
Como ocorreu o acidente
Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, de acordo com o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiro.
Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi então perdido pela plataforma. Ou seja, a aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
Portanto, 58 passageiros e 4 tripulantes estavam em avião que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass (confira a lista completa abaixo). Aliás, a aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Enquanto isso, a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que “não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”.
Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, portanto, é possível ver o momento em que a aeronave despenca. Desse modo, a companhia aérea confirma os 62 passageiros.
Lista de vítimas do voo 2283 da Voepass
- Rosangela Souza
- Eliane Andrade Freire
- Luciani Cavalcanti
- José Fer
- Denilda Acordi
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- José Cloves Arruda
- Nelvio José Hubner
- Gracinda Marina Castelo Da Silva
- Ronaldo Cavaliere
- Silvia Cristina Osaki
- Wlisses Oliveira
- Hiale Scarpine Fodra
- Daniela Schulz Fodra
- Regiclaudio Freitas
- Simone Mirian Rizenta
- Josgleidys Gonzalez
- Maria Parra
- Joslan Perez
- Mauro Bedin
- Rosangela Maria De Oliveira
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Kharine Gavlikpessoazini
- Mauro Sguarizi
- Leonardo Henrique da Silva
- Maria Valdete Bartnik
- Renato Bartnik
- Hadassa Maria Da Silva
- Raphael Bohne
- Renato Lima
- Rafael Alves
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Adrielle Costa
- Laiana Vasatta
- Ana Caroline Redivo
- Jose Carlos Copetti
- Andre Michel
- Sarah Sella Langer
- Edilson Hobold
- Rafael Fernando dos Santos
- Liz Ibba Do Santos
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rosana Santos Xavier
- Thiago Almeida Paula
- Adriana Santos
- Deonir Secco
- Alipio Santos Neto
- Raquel Ribeiro Moreira
- Adriano Daluca Bueno
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Diogo Avila
- Luciano Trindade Alves
- Isabella Santana Pozzuoli
- Tiago Azevedo
- Mariana Belim
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
Há ainda outros quatro tripulantes.
1. Debora Soper Avila, 28 anos
2. Rubia Silva de Lima, 41 anos
3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
4. Danilo Santos Romano, 35 anos
Fonte: UOL