Ferramenta nova deverá deixar mais prático o compartilhamento de arquivos que mandamos a nós mesmos
Apesar de todas as ferramentas online que existem para facilitar nossa vida, o compartilhamento de arquivos ainda é algo que parece mais complicado do que deveria. Um exemplo disso é que, para conseguir transferir algo, geralmente as pessoas optam pelo e-mail ou pelo WhatsApp, por exemplo, que têm limitações de tamanho.
A solução costuma ser o Google Drive, ou alguma outra ferramenta de hospedagem de arquivos — que acabam, por vezes, deixando o processo mais intrincado.
Mas parece que o Google está trabalhando para resolver esse problema; não apenas o do compartilhamento para terceiros, mas também o auto compartilhamento. Ou seja, aquela gambiarra de mandar e-mails para você mesmo.
Primeiro, a empresa expandiu a ferramenta Fast Pair para PCs com Windows. Ela permite que os usuários configurem facilmente acessórios bluetooth, sincronizem mensagens de texto e compartilhem arquivos usando o serviço Near Share.
Agora, o Google adicionará mais um recurso, chamando “Self Share” e, como o nome sugere, permitirá que os usuários transfiram facilmente arquivos para si mesmos em seus próprios dispositivos.
Segundo o site Chrome Story, que divulgou as informações do novo recurso, por enquanto, o Self Share começará a ser testado no Chrome OS Canary, versão do navegador voltada para desenvolvedores.
Como vai funcionar
Quando o recurso estiver ativado, o usuário verá a opção “Enviar para seus dispositivos’’ no menu de compartilhamento. Aí, assim como acontece com o Nearby Sharing, o Chrome OS vai selecionar a melhor forma de enviar o arquivo. Seja via wi-fi ou via bluetooth, por exemplo.
Ainda não se sabe a data de quando esse recurso chegará para todos os usuários. Por enquanto, antes dela virar realidade, ficamos na torcida para que seja logo. O jeito, até lá, é mesmo aguardar as cenas dos próximos capítulos.