Você está visualizando atualmente Conferência Municipal de Assistência Social começa nesta quarta
A cerimônia de abertura  Conferência Municipal de Assistência Social será às 19h. O evento segue até o dia 15 (quinta-feira), das 8h às 17h.

Conferência Municipal de Assistência Social começa nesta quarta

Nesta quarta-feira (14), acontece a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Hotel Fazenda Mato Grosso, bairro Coophema

A cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Assistência Social será às 19h. O evento segue até o dia 15 (quinta-feira), das 8h às 17h. O tema escolhido é a ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!’. O lema ‘Assistência social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do Estado’.

A programação conta com a participação de autoridades e palestrantes nacionais, doutoras e pesquisadoras do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que irão dialogar sobre os aspectos que influenciam na garantia dos direitos, as peculiaridades e dimensões do território, as situações de empobrecimento nos espaços urbanos, a realidade dos povos originários e das comunidades tradicionais.

A Conferência é uma instância que objetiva avaliar a Política de Assistência Social e apresentar diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social no âmbito Municipal, Estadual e Federal para proporcionar proteção e cidadania aqueles que mais necessitam e estão em vulnerabilidade. “A Conferência é um espaço muito importante de diálogo entre governo e sociedade civil, os participantes irão conferir a Política de Assistência Social no município de Cuiabá, trocar experiências e informações de todo trabalho que a Secretaria desenvolve na garantia de acolhida, autonomia, convívio e renda para aqueles que mais precisam, além disso, tratarão dos desafios para universalizar a proteção social”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

14ª Conferência Municipal de Assistência Social

“É um processo amplo de diálogo, democracia e participação popular, que une segmentos de governo, trabalhadores, usuários (as). E entidades com uma diversidade de ideias e concepções, mas com único objetivo a defesa e garantia da política pública de Assistência Social que abrange serviços, programas, projetos e benefícios”, avaliou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joyce dos Santos.

A presidente reforça ainda que, os delegados(as) da Conferência Municipal foram eleitos(as) nas Conferências Regionais. Conforme a Resolução CMAS N° 015 de 30 de março de 2023.

“A Conferência Municipal de Assistência Social reafirma o pacto social conforme a Constituição Federal de 1988 com o Estado como legítimo representante do interesse público. O reconhecimento da solidariedade social como elo da conexão de interesses coletivos e a proteção social, consignadora de uma agenda de direitos sociais. Participação nos processos de formulação e controle social das ações governamentais”, finalizou Joyce.