Doramas possuem uma grande variedade de produções que retratam diferentes épocas e detalhes da cultura coreana; confira!
No catálogo da Netflix, os chamados doramas “k-dramas” instigam os assinantes da plataforma de streaming. Com diferentes histórias e personagens que conquistam cada vez mais fãs, séries do tipo são cada vez mais populares.
Com o grande número de produções que são feitas todos os anos, não poderiam faltar obras de época — conhecidas como “sageuk” —, que nos contam mais sobre a história e cultura da Coreia. Confira a seguir 5 k-dramas de época emblemáticos:
1. O Rei de Porcelana
Ambientado durante o período Joseon (1.392 – 1.910), ‘O Rei de Porcelana’ acompanha a luta enfrentada por uma princesa herdeira na tentativa de salvar a vida de sua filha, considerada uma ameaça pela dinastia.
“Com o assassinato do príncipe herdeiro, sua irmã gêmea assume o trono. Só que ela deve esconder sua identidade e seu amor por um jovem se quiser sobreviver”, narra a sinopse.
A série foi lançada em 2021 e, no ano seguinte, foi a primeira telenovela sul-coreana a vencer um Emmy Internacional. No elenco destacam-se nomes como Park Eun-bin, Kim Ro-Woon e Nam Yoon-Su, e a produção segue como um sucesso de crítica. ‘O Rei de Porcelana’ está disponível no catálogo da Netflix.
2. Kingdom
Uma das primeiras séries coreanas a furar a bolha e chamar grande atenção na Netflix, ‘Kingdom’ possui uma abordagem inusitada: na história. Isto é, “o rei contrai uma doença terrível e o príncipe é a única esperança contra essa misteriosa epidemia”, em uma narrativa com intrigas políticas, segundo a sinopse.
Aclamada pela crítica, ‘Kingdom’ surgiu em 2019; desde então, chamou atenção por compreender um k-drama histórico com zumbis, ambientado na antiga Coreia do período Joseon. Uma curiosidade é que essa foi a primeira série coreana original da Netflix, onde continua disponível para os assinantes.
3. Mr. Sunshine: Um Raio de Sol
“Em 1871, um jovem coreano e levado para os EUA a bordo de um navio de guerra. Anos depois, ele retorna à Coreia como soldado americano e se apaixona por uma nobre”. Esta é a premissa básica de ‘Mr. Sunshine: Um Raio de Sol’, um k-drama anticolonial de 2018 que se passa no fim da dinastia Joseon.
Embora a produção tenha sido relativamente criticada na época de seu lançamento, por supostamente não retratar tão precisamente fatos históricos e também por estereotipar japoneses, ‘Mr. Sunshine’ fora elogiada por sua cinematografia, enredo profundo e até personagens femininas fortes e com destaque. Aos interessados, os episódios também estão disponíveis na Netflix.
4. Pachinko
Inspirada no best-seller de mesmo nome de Min Jin Lee, publicado em 2017, ‘Pachinko’ se inicia na Coreia de 1920, sob domínio colonial. Assim, acompanha uma família de imigrantes durante quatro gerações, que abandonam sua terra natal em busca de prosperidade, viajando entre Coreia, Japão e Estados Unidos, “para contar uma história de guerra e paz, amor e perda, triunfo e acerto de contas”, segundo a sinopse.
A série recebeu críticas super positivas após seu lançamento, em 2022 e, assim ‘O Rei de Porcelana’ venceu um Emmy Internacional. ‘Pachinko’ está disponível no catálogo do Apple TV+.
5. Hae-Ryung, a historiadora
Mais uma narrativa ambientada na longa dinastia Joseon, ‘Hae-Ryung, a historiadora’ acompanha a jovem Goo Hae-ryung, uma garota intelectual que prefere não se casar. Por isso, luta contra os estereótipos de gênero de sua época e que se candidata ao posto de historiadora oficial da corte coreana.
Porém, ela acaba conhecendo um príncipe que adora escrever romances e, juntos, “descobrem segredos, fogem da tradição e encontram o amor”, conforme a sinopse. ‘Hae-Ryung, a historiadora’ está disponível na Netflix.