A melhor forma de conhecer Mato Grosso é viajando de carro, pois alguns destinos não possuem linhas de ônibus locais
Mato Grosso esconde destinos com beleza cênica sem igual. Em seu imenso território, com abundância de rios de águas claras e muitas cachoeiras, tornou-se então uma das rotas do ecoturismo no Brasil. Por isso, você pode curtir 4 cidades que valem estar no roteiro da sua próxima viagem.
Entretanto, é importante informar que a melhor forma de conhecer Mato Grosso é viajando de carro. Os atrativos geralmente estão em área rural e, por isso, não possuem linhas de ônibus locais. Outro ponto é que a maioria dos guias e ou agências cobram valores altos pelo transporte.
Além disso, ao viajar de carro, você pode conhecer vários atrativos pelo caminho, Veja em seguida, as cidades listadas.
Barra do Garças
Barra do Garças é um dos destinos em destaque no ecoturismo de Mato Grosso. A mística Serra do Roncador, o Complexo da Bateia, bem como a Fazenda Recanto da Serra e o Parque Estadual Serra Azul são os principais roteiros para os mais aventureiros.
São trilhas, cachoeiras e muitas histórias que nos liga com o sagrado da natureza. Além do ecoturismo, a cidade também realiza o festival de praia. ou seja, nos meses de junho a agosto, é permitido acampar nas praias do Rio Araguaia.
Barra do Garças fica à 521 km de Cuiabá – MT e 380 km de Goiânia – GO. Os principais atrativos da cidade estão em fazendas particulares, que podem ser visitadas apenas com guia ou agências credenciadas. No entanto, existem vários lugares, como o Parque Estadual da Serra Azul, o Parque das Águas Quentes, entre outros, que podem ser visitados sem guia. Aliás, alguns são gratuitos.
Vila Bela da Santíssima Trindade
O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco é o principal atrativo de Vila Bela da Santíssima Trindade. Possui 158 mil hectares de extensão e abriga centenas de cachoeiras, piscinas naturais, vales e uma vegetação que reúne Floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal. Atualmente, apenas algumas trilhas e cachoeiras estão abertas à visitação.
A cachoeira e Cânion do Jatobá são lugares de destaque no Parque. A cachoeira possui 252 metros de queda (a maior do estado) e o cânion do Poço Azul, 150 metros de extensão, com pontos de até 8 metros de profundidade, perfeito para mergulho.
A Vila Bela da Santíssima Trindade está localizada à 531 km de Cuiabá. Para chegar é preciso passar por Cáceres, cidade da famosa Dolina Milagrosa. O parque não possui nenhuma infra-estrutura, por isso, é necessário a contratação de um condutor local ou guia para fazer os passeios.
Nobres
A pequena Vila de Bom Jardim em Nobres é o principal destino para quem gosta de flutuação em águas azuladas e observação da fauna aquática em Mato Grosso. São vários pontos para mergulho no Rio Salobra e Triste, e ainda atividades como boia-cross, cavernas e trilhas.
O destaque de Bom Jardim fica por conta da Cachoeira Azul, localizada no Sesc Serra Azul, que além de flutuação na cachoeira, oferece atividades como tirolesa e arborismo.
A Vila Bom Jardim e Coqueiral está localizada à 15o km de Cuiabá. A estrada é asfaltada, no entanto, para chegar até os atrativos é preciso percorrer pequenos trechos de estrada de chão. Para visitação é necessário emitir um voucher com a agência local; mas o procedimento é simples, você entra em contato com antecedência, agenda e faz os passeios que escolheu.
Jaciara
Jaciara é famosa pelos esportes radicais. A prática de rafting se popularizou na cidade, que oferece atividades inusitadas, como surf de rio e balonismo. Para aqueles que preferem trilhas e cachoeiras, existem três circuitos que se destacam: O Cânion das Índias, o Vale do Chico e o Complexo da Mulata, todos com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas em meio ao cerrado.
Jaciara está localizada à 146 km de Cuiabá e apenas 73 km de Rondonópolis – MT. O Cânion das Índias, Vale do Chico e Cachoeira da Fumaça, bem como o rafting e Surf de Rio, é preciso agendamento prévio com os empreendimentos. Já o Complexo da Cachoeira da Mulata, a entrada é livre e gratuita.