No momento, você está visualizando Conheça as melhores escolas públicas de Várzea Grande, segundo Ideb
Com uma nota de 6,5 no IDEB 2023, lidera a Emeb Profª Marilce Benedita de Arruda no indicador das escolas dos anos iniciais de Várzea Grande - Foto: Reprodução/SMECEL-VG

Conheça as melhores escolas públicas de Várzea Grande, segundo Ideb

Com uma nota de 6,5 no IDEB 2023, lidera a Emeb Profª Marilce Benedita de Arruda no indicador das escolas dos anos iniciais

As escolas municipais e estaduais de Várzea Grande apresentaram resultados positivos na pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. O Ideb é o indicador que mede o desempenho da educação pública e privada em todo o país. Desse modo, o indicador apresentou os resultados do ensino fundamental regular. Ou seja, anos iniciais; ensino fundamental regular, anos finais e o ensino médio.

Na avaliação dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, que corresponde ao 1º ao 5º ano, a Educação Municipal atingiu uma média de 5,5 pontos, comparada à nota de 5,4 em 2021. Sendo assim, as escolas estaduais de Várzea Grande atingiram a média de 5,6.

No ensino fundamental regular, anos inicias, a escola municipal com a melhor nota foi da Emeb Profª Marilce Benedita de Arruda. Na mesma categoria, a escola estadual com melhor nota foi da escola estadual Profª Jercy Jacob. No ensino fundamental regular – anos finais, a escola municipal com melhor nota foi da Emeb Faustino Antônio da Silva. Assim, na mesma categoria, a escola estadual com a melhor nota foi a escola estadual Jose Leite de Moraes. No caso do ensino médio, a melhor escola foi da Profº Honorio Rodrigues Amorim.

Ensino fundamental regular – anos iniciais

Com uma nota de 6,5 no IDEB 2023, lidera a Emeb Profª Marilce Benedita de Arruda no indicador dos anos iniciais. Ela é seguida pela escola estadual Profª Jercy Jacob e Emeb Profª Rita Auxiliadora Campos Cunha, que alcançaram, cada uma, a média de 6,2. A EMEB Profª. Irenice Godoy de Campos e Silva conquistou uma média de 6,1.

Além da escola Marilce e Profª Rita Auxiliador, o Top 5 formado das escolas municipais é formado pela Emeb Profª Libia Costa Rondon com a nota 5,9, bem como as escolas Emanuel Benedito de Arruda, Senhora Dirce Leite de Campos e Jaime Verissimo de Campos Junior – Jaiminho, que alcançaram uma média de 5,8 cada.

Ensino fundamental regular – anos finais

Nos anos finais do Ensino Fundamental, que englobam do 6º ao 9º ano, o desempenho também apresentou crescimento. A média do IDEB 2023 para a rede municipal foi de 4,4 pontos, comparada aos 4,3 de 2021. A média das escolas estaduais de Várzea Grande é de 4,6 no Ideb de 2023, em 2021 a nota foi superior com 4,7.

Nos anos finais (do 6º ao 9º ano), entre as escolas estaduais o 1º lugar ficou com a EE José leite de Moraes com 5,5. Logo após, a EE Profº Honorio Rodrigues amorim com 5,4, o 3ª lugar é da escola Antônio Geraldo Gattiboni com 5,2. Enquanto que o 4º lugar é da EE Governador José Garcia Neto com 5,2 e o 5 º lugar EE Goncalo Botelho de Campos com 5,1.

Também na categoria anos finais do Ensino Fundamental, as cinco escolas municipais com melhor desempenho, são: a Emeb Faustino Antônio da Silva com 4,8. Em seguida, a Emeb Profª. Maria Barbosa Martins com 4,8; a Emeb Prof. Paulo Freire com 4,6; a Emeb Manoel Correa de Almeida com 4,5 e a Emeb Julio Domingos de Campos com 4,5.

Ensino médio regular

A média do Ideb 2023 das escolas estaduais na avaliação do ensino médio regular corresponde a 4,0. Portanto, a unidade destaque no ensino médio regular em Várzea Grande, com a nota 4,7, ficou com a escola Profº Honorio Rodrigues Amorim.

O 2º lugar é da escola estadual militar Tiradentes “Ten cel PM Louirson Rodrigues Benevides com 4,6. Em seguida aparece a escola estadual Profª Adalgisa de Barros com 4,4. A quarta posição é da escola estadual Jose Leite de Moraes com 4,4 e o 5º lugar da escola estadual Irene Gomes de Campos com 4,3.

Ideb Mato Grosso

O Ideb de 2023 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) na quarta-feira (14.08). Conforme os dados, nos anos iniciais do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios, o Ideb 2023 do Estado ficou no 9º lugar com índice de 5,8. Aliás, em 2019, estava na 10ª posição com um indicador de 5,5. Enquanto que nos anos finais do ensino fundamental, de responsabilidade do Estado, Mato Grosso manteve o mesmo indicador, de 4,8.

Veja a lista

Escolas anos iniciais escolas

1º lugar a Emeb Profª Marilce Benedita de Arruda com 6,5
2º lugar a escola estadual Profª Jercy Jacob com 6,2
3ª lugar a Emeb Profª Rita Auxiliadora Campos Cunha com 6,2
4º lugar a Emeb Profª Irenice Godoy de Campos e Silva com 6,1
5º lugar escola estadual Jose Leite de Moraes com 6,1

Escolas estaduais – Anos finais do Ensino Fundamental – que englobam do 6º ao 9º ano

1º lugar EE José leite de Moraes com 5,5
2ª lugar EE Profº Honorio rodrigues amorim com 5,4
3ª lugar escola Antônio Geraldo Gattiboni com 5,2
4º lugar EE Governador Jose Garcia neto com 5,2
5 º lugar EE Goncalo Botelho de Campos com 5,1

Escolas municipais- Anos finais do Ensino Fundamental – que englobam do 6º ao 9º ano

1º Emeb Faustino Antônio da Silva com 4,8
2º Emeb Profª. Maria Barbosa Martins com 4,8
3º Emeb Prof. Paulo Freire com 4,6
4º Emeb Manoel Correa de Almeida com 4,5
5º Emeb Julio Domingos de Campos com 4,5

Avaliação do Ensino médio regular por escolas

1º lugar com escola estadual Profº Honorio Rodrigues Amorim com 4,7
2º lugar escola estadual militar Tiradentes “Ten cel PM Louirson Rodrigues Benevides com 4,6
3º lugar escola estadual Profª Adalgisa de Barros com 4,4
4º lugar escola estadual Jose Leite de Moraes com 4,4
5º lugar escola estadual Irene Gomes de Campos com 4,3