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Microcarro Zhido Rainbow, parece ter saído de um mangá, tem torque instantâneo de até 12,7 mkgf, bem superior ao do Kwid

Conheça o Zhido Rainbow, um microcarro elétrico de R$ 22.590

Carro com dimensões ligeiramente inferiores que as de um Renault Kwid e preço 69% ou 3,2 vezes menor

O lançamento do microcarro elétrico Zhido Rainbow, parece saído de um mangá e tem torque instantâneo de até 12,7 mkgf.

O Brasil se firma, cada vez mais, como o principal mercado para desova de microcarro em fim de carreira, onde tudo aquilo que europeus e norte-americanos não querem, nem de graça, vendido por mais de R$ 100 mil. E o que é pior, alcançando bons níveis de satisfação dos clientes – vai entender. Mas na China, no seio do comunismo distópico, onde o povão obrigado a comer ratos e escorpiões para sobreviver, a coisa é bem diferente.

Lá, os modelos populares têm de ser realmente práticos, já que não existem estradas, e baratos, já que o trabalho é escravo e a classe operária vive de vento. Neste contexto dá para entender como a Zhido Rainbow, marca salva pela Geely da falência. Assim, conseguiu lançar seu novo microEV, o pequenino Rainbow, por um preço inicial equivalente a R$ 22.590 (31.000 yuans).

Note que não se trata de uma motocicleta, nem de um triciclo. Mas de um carro com dimensões ligeiramente inferiores que as de um Renault Kwid, preço 69% ou 3,2 vezes menor. Aliás, o consumo de eletricidade equivale a inimagináveis 85 km/l.

O novo Zhido Rainbow parece saída de um mangá e não traz o estilo de um Giorgetto Giugiaro, um Giuseppe Bertone ou um Battista ‘Pinin’ Farina , mas trata-se de um produto em que a imagem é compatível com o que se paga por ele. Comparado ao “bollywoodiano” Kwid, não há nada de desabonador nesse chinesinho.

De 0 a 50 km/h em 7 s

Com 3,22 m de comprimento (46 cm menor que o Renault), 1,51 m de largura e 1,63 m de altura, o microEV passa longe de oferecer a habitabilidade de um Volkswagen Virtus, para citar um sedã sem maiores pretensões. E sua distância entre-eixos de 2,10 m também 30 cm inferior à do Kwid – se for rodar acompanhado apenas do passageiro da frente. O motorista pode rebater o encosto traseiro para obter 1.034 litros de capacidade volumétrica, no porta-malas.

O aperto compensado pela economia, por 20 porta-trecos espalhados pela cabine, recursos bastante práticos como desbloqueio remoto. Em busca estacionamento pelo smartphone e carregamento programado das baterias.

Por falar nelas, há três opções com até 17,3 kWh e alcance de 205 quilômetros, todas fornecidas pela Guoxuan.

Em termos de motorização, a Zhido oferece duas unidades 100% elétricas, com potência de 20 kW e torque instantâneo de 8,6 kgfm ou 30 kW e 12,7 kgfm. Respectivamente, o chinezinho vai de 0 a 50 km/h em menos de 7 s. A recarga completa das baterias leva cinco horas em uma tomada de 220 V.

É óbvio que, no Brasil do terraplanismo, muita gente dirá que prefere pagar três vezes mais por um Kwid, do que se arriscar a bordo do Rainbow isso, de acordo com dados da própria montadora.

Então, cada vez que o hodômetro de um Kwid chegar nos 59.450 km, seu proprietário terá gasto o equivalente a um Rainbow novinho.