Veja lista com as verduras que você pode incluir na dieta do seu pet
Verduras como alface, por exemplo, auxilia na manutenção dos ossos e do trato intestinal do cachorro. Seguindo com a lista de verduras que o seu cachorro pode comer, dessa vez fizemos uma lista com as verduras que você pode incluir na dieta do seu pet.
Antes, vamos falar sobre a importância da ração. Podemos pensar que o animal já está enjoado de comer ração o dia todo, seja úmida ou seca. Daí surge a vontade de mudar um pouco o cardápio.
É muito bom, e recomendável, variar um pouco o cardápio do seu cão. Porém, não pode substituir a ração, pois ela tem todos os nutrientes indispensáveis para a saúde e bom desenvolvimento do canino.
A ração contém todas as proteínas, vitaminas e minerais essenciais, de acordo com cada fase da vida do animal. Não há risco dos cães enjoarem de ração, pois gostam de comê-la e existem de vários tipos e sabores no mercado.
Só lembrando que verduras, frutas e legumes devem ser dados aos cachorros como petiscos, moderadamente.
Agrião
É uma hortaliça rica em vitamina C, sais minerais e ferro. Este alimento fortalece a imunidade, auxilia o cérebro e faz bem ao coração. Você também pode incluir o caule do agrião na alimentação do pet.
Alface
Essa verdura é rica em ferro, antioxidante, fonte de cálcio e vitamina A. É benéfica para a manutenção dos ossos e do trato intestinal. Ofereça a alface crua e bem lavada.
Couve
Esta é outra verdura que também pode ser oferecida, se bem lavada e em pouca quantidade, pois a couve pode causar flatulência no animal.
Além de ser rico em ferro, este alimento auxilia no combate à anemia canina. Também é rico em vitaminas e outros minerais, como o cálcio. Por isso mesmo, a couve é indicada principalmente para cães com problemas nos ossos, como os mais idosos.
Porém, o cachorro não pode comer talo de couve, é preciso remover essa parte antes.
Espinafre
Esta é uma das verduras essenciais para garantir a força do animal. O espinafre é rico em ferro, cálcio, fósforo, vitamina A e algumas vitaminas do complexo B.
Esta verdura auxilia na visão, além de ser antioxidante e prevenir células cancerígenas. Pode-se oferecer depois de cozido no vapor.
Manjericão
Uma das verduras que além de combater inflamações, prevenir infecções respiratórias, auxilia na manutenção do fígado dos cães. O manjericão contém as vitaminas A, C e K.
Quiabo
O quiabo é rico em cálcio e possui as vitaminas A, B1 e C. Está verdura é benéfica para trato intestinal por causa de suas fibras e proteínas. Mas fique atento, o quiabo não pode ser oferecido cru para o animal, apenas cozido.
Repolho
Este é outro alimento que também pode oferecer ao seu cachorro, desde que bem lavado. É uma verdura muito nutritiva, sendo fonte de vitamina A, B e K, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
Nesse caso, o repolho é uma ótima opção para livrar seu cachorro de um resfriado.
Salsa
Pode-se ingerir crua ou cozida. A salsa é uma fonte importante de vitaminas A, B1, B2, C e D.