O centro histórico da cidade de Paraty no Rio, mantém uma efervescente cena cultural, marcada por galerias, ateliês, exposições e centros culturais
Localizada no litoral do Rio Janeiro e cercada pela Mata Atlântica, a cidade de Paraty é conhecida por suas praias. Mas, para além das belezas naturais, as ruas de paralelepípedos do centro histórico também levam o viajante até uma agitada cena cultural, marcada por galerias e muita arte.
Confira, abaixo, seis atrações culturais que valem a pena conhecer na cidade:
Marcelo Oséas Galeria (@marceloseas)
Recém-inaugurada, a Marcelo Oséas Galeria tem como foco apresentar a produção do especialista em cultura brasileira e fotógrafo documental Marcelo Oséas. No espaço, está em cartaz a exposição Quase Dez Anos, que revisita a trajetória do artista, através de 21 imagens. Nos cliques, diferentes povos do Brasil, como os ribeirinhos da Amazônia e os artesãos do Alagoas, estão retratados.
Além das fotografias de Oséas, outro destaque é o próprio espaço da galeria, que preserva muitos elementos da construção original, localizada no centro histórico. Todo o mobiliário é feito com sobras de madeiras, coletadas em estaleiros — espaços onde se constroem ou se reparam embarcações tradicionais — da cidade de Paraty. O projeto é uma parceria com arquitetos e artesãos locais.
Sesc Paraty no Rio (@sescparaty)
Coordenado pelo Pólo Sócio Cultural Sesc Paraty, a Unidade Santa Rita recebe a exposição de artes visuais “Agências, dormências e flutuações” até o dia 30 de outubro. Na mostra, as artistas Germana Arthuso e Walla Capelobo, expõem obras inéditas desenvolvidas a partir da entrada e de vivências no território do Quilombo do Campinho da Independência. Outras atividades artísticas e culturais também acontecem diariamente no local.
Aécio Sarti (@galeria.aeciosarti)
O pintor Aécio Sarti, mantém tanto o seu ateliê quanto a galeria abertos ao público na cidade. Suas pinturas feitas exclusivamente sobre lonas usadas de caminhão, e preservam os remendos, as fissuras e as marcas do tempo. Os resultados do desgaste, enquanto objeto funcional na carroceria dos caminhões também compõem as obras.
Casa da Cultura (@casadaculturaparaty)
A princípio a Casa da Cultura de Paraty e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, da Uerj, apresentam uma mostra que celebra a fauna marinha da região. Em cartaz portanto até fevereiro de 2023, a exposição Paraty, Mar de Golfinhos e Baleias reúne fotos, vídeos, esqueletos e réplicas em tamanho natural desses animais que fascinam crianças e adultos. Por isso, as atividades também alertam para a importância da preservação ambiental.
Nadaleto (@nadaleto)
Conhecido como Nadaleto, o artista visual Marcos Fernandes Nadaleto tem como tônica de seu trabalho o uso de diferentes tipos de materiais. Mas como tela, suas pinturas têm como base fibras naturais, lonas de caminhão, madeiras em desuso e velas náuticas. Aliás, o ateliê do pintor é aberto para visitação.
Matriz Cultural de Paraty no Rio (@matrizculturaparaty)
Bem no centro histórico de Paraty, o espaço multicultural Matriz Cultural apresenta diferentes exposições de arte ao longo do ano, com uma curadoria que mescla diferentes estilos, através do espaço Galeria. Além disso, comporta o Café/Bar e a Tattoo Shop.