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A experiência dos consumidores é crucial em datas como a Black Friday, quando a concorrência é acirrada e as expectativas estão mais altas - Foto: Reprodução/Ecbr

Consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday no e-commerce

É fundamental garantir uma experiência de cadastro rápida e simplificada

De acordo com o estudo Intenção de Compra na Black Friday 2024, realizado pela Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, em parceria com o Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, quando se trata de experiência do cliente, os consumidores preferem interagir com as marcas via e-mail (40,4%) e redes sociais (39,7%). Enquanto que notificações por aplicativos e WhatsApp também têm relevância para cerca de 30% do público.

Já para conquistar esses consumidores, oferecer incentivos como cupons e cashback no cadastro (43,4%) é uma estratégia eficaz. Além disso, é fundamental garantir uma experiência de cadastro rápida e simplificada, já que formulários longos (35%) é a principal razão da desistência da compra.

Preferência por marketplaces

Segundo o estudo, a maioria dos consumidores estão planejando realizar suas compras no e-commerce (58,2%), seguido de marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%). As lojas físicas também mantêm relevância, e são a preferência de compra de quase 30% dos entrevistados.

Entre os principais motivos para a preferência por compras em marketplaces estão a oferta de melhores preços (46%), a confiança gerada por compras anteriores na plataforma (46%), e a maior variedade de produtos (39%). Além disso, esses canais se destacam como facilitadores na comparação de preços (32%), sendo reconhecidos também pela segurança nas políticas de entrega e devolução, o que atrai 32% dos consumidores. A conveniência e confiabilidade fazem dos marketplaces uma escolha recorrente para muitas pessoas.

Confiança do consumidor

Embora a Black Friday seja aguardada com grande expectativa, a confiança dos consumidores ainda é um desafio para os varejistas. Segunda a pesquisa, uma pequena parte dos brasileiros (20%) desconfiam das promoções, acreditando que os preços não são tão atraentes quanto parecem. Além disso, 43,5% dos consumidores dizem que as promoções são as mesmas dos meses anteriores, e 34,8% acreditam que as ofertas não valem a pena.

Para a pesquisa, o Opinion Box ouviu 1076 consumidores brasileiros, respeitando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica.