Medida para controlar conteúdos no perfil dos filhos vem depois que pais reclamaram de conteúdos nocivos ou explícitos aparecendo no feed dos filhos
O TikTok anunciou que vai oferecer uma ferramenta de controle parental, para que os pais selecionem quais vídeos podem aparecer no perfil dos filhos. O recurso faz parte do plano Family Pairing e permite que os responsáveis vinculem suas contas às dos filhos e alterem as configurações de conteúdo e privacidade. Segundo a empresa, essa medida é para evitar que os jovens “visualizem conteúdos que eles possam achar chocantes”.
Como os pais podem controlar o TikTok
- A medida faz parte do pacote Family Pairing e está sendo desenvolvida desde março.
- Por meio desse recurso, os responsáveis podem acessar as configurações da conta dos jovens e adicionar hashtags e palavras-chave associadas aos conteúdos que eles querem ou não querem ver no feed.
- Isso serve para prevenir que os filhos vejam “conteúdos chocantes”. Também protege a página “Para Você” e “Seguindo” dos usuários.
- O recurso está disponível para responsáveis de jovens entre 13 e 17 anos.
O que o TikTok diz
Para implementar o recurso, o TikTok trabalhou junto de especialistas e um grupo de proteção a jovens e famílias, para entender como melhor filtrar conteúdos nocivos.
Além disso, a empresa também anunciou que está criando um conselho dedicado à experiência dos jovens na rede social. O grupo vai avaliar depoimentos dos usuários para entender quais mudanças podem ser feitas para tornar a plataforma mais segura.
Outros recursos do TikTok
- Além do controle parental, o TikTok também tem outros recursos que limitam o uso por parte dos jovens.
- Um deles é a configuração de tempo de tela, que definiu que cada adolescente pode ficar no app por 60 minutos. Depois desse tempo, eles devem inserir uma senha para liberar o feed de volta.
- No entanto, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, não tem números exatos para comprovar se a ferramenta funciona em impedir que os jovens fiquem compulsoriamente no celular.
- Posteriormente, a rede social revelou que três a cada quatro jovens obedecem ao limite diário.