No momento, você está visualizando Corpo de Bombeiros deflagra operação para combater o desmatamento ilegal em MT
Para combater o desmatamento ilegal em MT, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), fez parcerias com as demais forças de segurança

Corpo de Bombeiros deflagra operação para combater o desmatamento ilegal em MT

Desmatamento ilegal MT: O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está coordenando ação, em parceria com as demais forças de segurança

A operação Abafa Araguaia 2021 foi deflagrada, no dia 27 de outubro, para fiscalização das áreas de vegetação dentro bioma Amazônia e Cerrado. Áreas que sofreram desmatamento ilegal em MT com uso irregular do fogo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está coordenando ação, em parceria com as demais forças de segurança.

Ao todo, 11 propriedades nos municípios de Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Querência, Ribeirão Cascalheira e Porto Alegre do Norte são alvos dos agentes. Simultaneamente, estão realizando os ciclos de fiscalização para identificar os pontos que foram destruídos com as queimadas irregulares.

Detectaram a devastação através do monitoramento da sala de situação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que mostrou diversos focos de calor e o desaparecimento de parte da vegetação.

Em Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas 2021, continua vigente até o dia 30 de outubro. Conforme decreto estadual fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas. A realização deste trabalho veio de investimento de R$ 73 milhões pelo Governo de Mato Grosso para as diversas ações de combate a temporada de incêndios florestais 2021.

Além do CBMMT, integram a operação os agentes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil. Assim como a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).

Desmatamentos e queimadas – recordes históricos

Há anos que o Brasil vem passando por um grande processo de degradação ambiental e destruição de uma rica biodiversidade. Principalmente pelas queimadas, desmatamento legal ou ilegal, que ano após anos tem batido recordes históricos.

Além disso, temos o avanço da chamada agricultura moderna que usa e abusa dos agrotóxicos, contaminando e degradando os cursos d’água e provocando erosão dos solos. Dessa forma, aumentam a poluição e a produção de gases de efeito estufa, principal causa do aquecimento global.

Além desses problemas ambientais graves, também observamos o agravamento dos conflitos no campo, principalmente, afetando populações e povos indígenas, pequenos agricultores, quilombolas, com ameaças aos seus territórios, e às suas culturas e estilo de vida.

Fonte: Portal Mato Grosso