Cerimônia de velório na Vila Belmiro terminou nesta terça-feira (3), após 24 horas de homenagens ao ídolo e inicia o cortejo em Santos
Às 10h24, deixou a Vila Belmiro em Santos pelo portão 4, para dar início ao cortejo fúnebre sob aplausos dos fãs e súditos. O caixão com o corpo de Pelé saiu do gramado às 10h15 e foi colocado em cima do caminhão dos bombeiros às 10h19.
A marcha fúnebre em Santos começa no canal 2, passa pelo canal 6, onde mora em em um condomínio de casas a mãe do Rei, Celeste Arantes, que recentemente completou 100 anos, e terminará no Memorial Necrópole Ecumênica. Ele será sepultado no mausoléu no primeiro andar dentro do cemitério mais alto do mundo.
O trajeto é feito com escolta especial, incluindo batedores da Polícia Militar e do segundo Batalhão da Polícia do Exército. Sob um sol escaldante, os fãs não se importaram com o forte calor – faz mais de 30 graus em Santos – e gritaram repetidas vezes o nome de Pelé e algumas músicas alusivas ao Santos antes e assim que começou o cortejo.
Presidente Lula homenageia Pelé
Na manhã desta terça, o fluxo de fãs prestando homenagens ao Rei Pelé foi intenso. Centenas de coroas de flores foram dispostas nas arquibancadas do estadio. Entre personagens importantes que enviaram a homenagem ao ídolo do futebol brasileiro estão o atacante do Paris Saint-Germain Neymar, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o narrador Galvão Bueno.
O presidente Lula chegou ao velório às 9h, acompanhado pela primeira-dama, Janja Silva, e pelo Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França (PSB). Mas algumas pessoas presentes no velório saudaram Lula e fizeram elogios a Janja. Lula percorreu o mesmo corredor especial de outras autoridades pela lateral do gramado em direção ao centro do campo onde está a estrutura principal montada para o velório. Logo após a chegada de Lula, iniciaram uma breve missa católica. O presidente ficou no local até o fim da celebração e saiu sem falar com a imprensa.
Cortejo em Santos
Na segunda-feira (2), os súditos do Rei do Futebol enfrentaram filas de aproximadamente duas horas, além de um calor de mais de 30°C. Esta terça-feira, no entanto, o clima esteve mais ameno na cidade de Santos. Os termômetros marcam 26°C. A expectativa é que o sol apareça com mais forte durante o cortejo do corpo pelas ruas da cidade.
Nos arredores da Vila todo um aparato de segurança montado para a recepção do presidente, onde os bloqueios foram ampliados. Também acionaram o batalhão de choque da Polícia Militar para reforçar a segurança. O Águia, helicóptero da Polícia Militar, acompanha o périplo de cima e sobrevoa a cidade desde que o corpo do Rei chegou a Santos.
A família de Pelé não participou do cortejo. Aliás eles chegaram antes ao cemitério, e a então viúva Márcia Aoki foi a primeira a chegar.