Você está visualizando atualmente CRAS: Famílias carentes devem manter cadastro atualizado para receber benefícios
A atualização deve ser feita nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para as famílias carentes terem o direito de receber o benefício

CRAS: Famílias carentes devem manter cadastro atualizado para receber benefícios

Famílias carentes que recebem benefícios precisam manter dados atualizados por meio do CRAS

A inscrição no CadÚnico é um dos requisitos para que as famílias carentes possam participar de programas sociais Federais, Estaduais ou Municipais, por isso, é necessário que o beneficiário mantenha sempre os dados atualizados no CRAS. Principalmente, em caso de mudança de endereço, telefone de contato, nascimento ou alteração da renda mensal.

A atualização deve ser feita nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), de sua localidade ou bairro de abrangência. Para ter o direito de receber o benefício, o grupo familiar precisa apresentar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Assim como renda mensal de até três salários mínimos.

“É importante que as famílias procurem os CRAS para informar qualquer mudança, seja ela de endereço ou pessoal, só assim poderá manter o seu benefício. Bem como o direito de participar também de projetos e ações sociais, desenvolvidos pela gestão Municipal, e nos mais diversos setores”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

A gestora lembrou sobre a adesão de benefícios, a exemplo do Auxílio Emergencial, Benefício de Prestação Continuada, Carteirinha de Idoso, PETI, Isenção de taxas de concursos públicos. Além disso, todos o programas ofertados pelos governos, nas esferas Municipal e Estadual, é necessário a apresentação do número de inscrição do Cadastro Único.

CRAS: Famílias carentes devem manter cadastro atualizado

Devolução de cartões

São 8 mil cartões do programa ‘Ser Família Emergencial’ destinados à população carente do Município de Várzea Grande. Desse total, apenas 171 unidades não foram entregues ao beneficiário, em razão da desatualização das informações cadastrais.

A coordenadora do Programa de Proteção Básica de Várzea Grande, Bernadete Miranda, falou sobre a falta de atualização cadastral.

“Por isso a necessidade do cadastro estar sempre em dia, com todas as informações necessárias. Somente assim a nossa equipe pode fazer o contato, principalmente, em casos excepcionais, como foi a obrigatoriedade da troca de cartões do programa ‘Ser Família Emergencial’”.

Ela explica ainda que as equipes da Secretaria de Assistência Social, que atuam nos CRAS, realizam esse trabalho durante o ano todo. Portanto, as pessoas que têm direito ao benefício devem procurar as unidades para se inscrever ou atualizar o cadastro. “Essa é uma preocupação grande do nosso prefeito, Kalil Baracat, que nos pede para sempre buscarmos incentivar as pessoas a manterem seus dados atualizados. Só assim os benefícios estarão assegurados”, completou.