Você está visualizando atualmente Criação de Clínicas-escolas já é lei em Rondonópolis
A proposta das clínicas-escolas é de ter um lugar em Rondonópolis, onde as pessoas com TEA possam receber todo o suporte necessário - Foto: Reprodução/Pixabay

Criação de Clínicas-escolas já é lei em Rondonópolis

De acordo com o vereador a proposta de Criação de Clínicas-escola é ter um lugar onde as pessoas com TEA possam receber todo o suporte necessário

O Projeto de Lei n° 12.978 de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB), aprovado e sancionado em junho de 2023, tornou obrigatório a criação de clínicas-escolas para pessoas com TEA em Rondonópolis.

De acordo com o vereador, a proposta é ter um lugar onde as pessoas com TEA possam receber todo o suporte necessário. Desde o diagnóstico até o acompanhamento terapêutico. “Isso vai fazer toda a diferença na vida delas e de suas famílias. Além disso, a criação de clínicas-escolas vai promover a inclusão social e educacional dessas pessoas. Desse modo, permitirá que elas tenham acesso a uma educação de qualidade e desenvolvam todo o seu potencial”, explicou.

Para Adonias é muito importante que a sociedade como um todo se mobilize para garantir que essa lei cumprida. Assim, a importância de criar as clínicas-escolas o mais rápido possível. “Eu apoio essa iniciativa e vou continuar lutando para que esse projeto saia do papel, porque defendo um mundo mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, especialmente aquelas com TEA”, afirmou.

Conforme o projeto, a clínica-escola do autista se desenvolve em duas etapas. Na primeira fase realizam as pré-inscrições das famílias e a parte clínica com as terapias e diagnósticos. Bem como a formação dos professores e dos outros profissionais que atuarão nessa instituição. A segunda etapa inclui as atividades educacionais com professores já formados, para atuar especialmente com os alunos autistas.

Placas prioritárias

O vereador Adonias também é autor da Lei nº 9215 de maio de 2017 que tornou obrigatório que todas as de atendimento prioritário incluído o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista em Rondonópolis. Aliás, já saiu do papel e é realidade na cidade.