Você está visualizando atualmente Cuiabá apoia curso de primeiros socorros aos guias de turismo
Curso de primeiros socorros aos guias de turismo vai garantir a carteira de permissão para executar a função

Cuiabá apoia curso de primeiros socorros aos guias de turismo

Curso de primeiros socorros aos guias de turismo orienta formas de identificação de uma cena que representa algum tipo de risco

O curso de primeiros socorros aos guias de turismo serve para dar o suporte necessário para que qualquer cidadão possa agir corretamente em casos de acidentes, seja na zona rural ou urbana. Essa foi a mensagem repassada pela equipe do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar durante o curso, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, tendo como público alvo guias de turismo e condutores.

A iniciativa é uma ação do Sindicato dos Guias de Turismo e contou com total apoio da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Turismo juntamente com a Secretaria de Estado de Turismo e Corpo de Bombeiros.

“Saímos desse curso com o sentimento de gratidão, principalmente pela receptividade dos bombeiros que apresentaram as instruções. Trata-se de uma rica oportunidade de aprender como socorrer uma vítima e se resguardar para não se tornar mais uma”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

A ação é importantíssima, pois irá complementar a capacitação desses profissionais. Em contrapartida irá oferecer segurança aos turistas, potencializando passeios com experiências intensas e seguras”, assegurou o secretário adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Preza Moreno.

Quem agradeceu a iniciativa em proporcionar esse curso, foi o condutor de Turismo, Paulo Fernando que já trabalha há oito anos nesse ramo.

“Eu acho muito bom pois, a gente precisava desse curso para regularizar a licença. Para renovar tinha que fazer o curso para garantir a carteira de permissão para executar a função. Nesse sentido, só após essa capacitação e qualificação é que estarei devidamente habilitado. Em 2022 que vai recomeçar os serviços, estarei totalmente preparado”, agradeceu.

“Suporte básico da vida, como manter uma pessoa viva”.

“Essa parceria vem de uma demanda do Sindicato sobre a necessidade e importância dessa capacitação. Cuiabá foi o primeiro a receber. Quero agradecer pela iniciativa da Prefeitura em conjunto com o Governo do Estado e Corpo de Bombeiros por mais essa qualificação dos nossos profissionais. A demanda foi apresentada, o curso foi sugerido e mais uma vez o nosso desejo foi atendido”, declarou a presidente do Sindicato de Guias de Turismo- Singtur, Suzy Cordóva.

Dentre as instruções, ensinaram as formas de identificação de uma cena que representa algum tipo de risco. Saber como se proteger e proteger uma vítima, assim como o que deve e o que não deve ser feito.

“Explicamos sobre os principais atenuantes para manter uma pessoa estabilizada. Se tem fluxo de veículos, fio energizado, produto inflamável para não piorar e nem mesmo envolver mais vítimas. Promover uma boa sinalização, acionar os órgãos competentes para sanar qualquer tipo de eventual problema. Essas são algumas regras para garantir a eficácia no atendimento de primeiros socorros”, explicou o palestrante e soldado do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Wires Douglas. Assim também, contribuiu com as informações o soldado Raul Henrique.

“O suporte básico da vida e como manter uma pessoa viva até que o suporte possa chegar em tempo hábil para o socorro é essencial. Assim como manter a respiração e pulsação, estancar um sangue ou a abertura aérea sem causar danos na coluna vertebral”, acrescentou Wires.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá