Empreendedoras participaram de uma jornada de aprendizado que incluiu palestras e atividades práticas
Mais de 60 mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla receberam os certificados de conclusão do curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Inca.
Durante cinco semanas, as empreendedoras participaram de uma jornada de aprendizado que incluiu palestras. Bem como atividades práticas sobre gestão financeira, embelezamento de produtos, montagem de vitrines e, especialmente, o uso de redes sociais para alavancar os negócios. A capacitação também contou com acompanhamento direto nas bancas, permitindo que as empreendedoras aplicassem os conhecimentos de forma imediata.
De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maryana Paixão, o curso teve um impacto direto na forma como essas mulheres expõem seus produtos e se relacionam com o público
A permissionária Lessane Oliveira Santos, que trabalha com películas e acessórios para celular no Shopping Orla, relatou a transformação em sua forma de vender.
Todavia, a presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki, se emocionou ao ver a evolução das alunas. “Estou encantada com o resultado. No primeiro dia, muitas vieram tímidas, e hoje vejo mulheres seguras, sorrindo. Isso mostra que o conhecimento também transforma a autoestima. Esse, para mim, foi o projeto mais acertado de todos que realizamos. Existia uma necessidade real de orientação técnica, e elas acolheram tudo com dedicação. A transformação foi visível.”
Responsável pela destinação de recursos via emenda parlamentar, o ex-deputado federal Dr. Leonardo, também participou da entrega dos certificados e reforçou o compromisso com a liberdade econômica das mulheres. “Quando eu estava no mandato, pensei: não adianta só aprovar leis mais rígidas contra a violência doméstica. É preciso dar ferramentas para que essas mulheres conquistem independência financeira. E esse projeto mostra que estamos no caminho certo”, declarou.