Você está visualizando atualmente Cuiabá é uma das primeiras capitais a atingir os ODS da ONU
Cuiabá concentra esforços para implementar uma governança de combate aos efeitos climáticos para atender o Pacto Global da ONU

Cuiabá é uma das primeiras capitais a atingir os ODS da ONU

Cuiabá integra princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Durante a “II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades”, a Prefeitura de Cuiabá alcançou um papel de destaque por ser uma das primeiras capitais do país a integrar plenamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso ocorreu, devido ao seu seu planejamento estratégico e por utilizar acordos signatários internacionais para tornar perene o compromisso do município com os princípios dos ODS.

O evento reuniu os responsáveis pelas relações internacionais dos principais municípios do país. Assim, debateram estratégias de como estreitar a cooperação entre os municípios e instituições. Ou seja, tanto como a ONU, quanto com a União Europeia, Banco Mundial, entre diversas outras.

Representando a Prefeitura de Cuiabá, o gestor de Desenvolvimento Sustentável, Alex Vieira de Deus falou durante sua apresentação. Principalmente, sobre a determinação dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, para que se elaborassem meios para que Cuiabá se comprometesse em nunca deixar de ser uma cidade socialmente justa e ambientalmente responsável e economicamente viável.

Alex também revelou em sua palestra que a capital mato-grossense é uma das poucas cidades do mundo que possui Política Municipal do Imigrante e Conselho Municipal e Fundo Municipal do Imigrante.

A capital recebeu a visita do embaixador do Japão e do cônsul-geral do Japão em São Paulo

A Prefeitura de Cuiabá vem concentrando esforços para implementar uma estrutura de governança para o combate aos efeitos climáticos e a atuação da política de Desenvolvimento Sustentável. Assim como alguns projetos estratégicos que envolvem as Tratativas de Relações Internacionais. Como por exemplo, o Pacto Global da ONU, o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia.

Finalizando sua fala, o gestor de Desenvolvimento Sustentável comentou sobre os avanços junto ao governo da Índia. Falou da instalação do Parque da Paz Mahatma Gandhi em Cuiabá apresentando assim, um vídeo sobre como será o parque após a conclusão das obras.

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem mantido boas relações internacionais, visando parcerias que contribuam para que Cuiabá continue trilhando o caminho do desenvolvimento. Neste ano, a capital recebeu a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. Desse modo, trataram sobre o desenvolvimento de ações que fortaleçam a integração turística entre Cuiabá e o Japão.

Também esteve em visita à Prefeitura o cônsul-geral da Suíça, Pierre Hagmann. Ele discutiu sobre a possibilidade de formalizar parcerias com empresas do país europeu para investimento em energia limpa na capital.