Evento de dança ocorre em sessões de espetáculos nesta terça-feira (30)
Nos dias 29 e 30, a capital de Mato Grosso recebe o “1º Cuiabá em Dança”, evento idealizado e organizado pela Rebuliço Cultural. Assim, reunirá mais de 20 grupos e escolas do Estado para capacitações e apresentações. O resultado do encontro serão duas sessões de espetáculos de dança na terça-feira, dia 30.
No Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com ingressos à venda por R$ 20, disponíveis na plataforma Sympla. É necessário, também, entregar uma caixa de luvas cirúrgicas, tamanho M ou G, diretamente na portaria do teatro.
Na primeira sessão, às 17h, dançam as coreografias no formato solo, duos e trios. Já às 19h30 dançam as apresentações em formato de conjuntos. O mesmo ingresso dá acesso a ambas as sessões e podem ser adquiridos por este link (https://www.sympla.com.br/evento/1-cuiaba-em-danca-1-sessao/2451301) ou este link (https://www.sympla.com.br/evento/1-cuiaba-em-danca-2-sessao/2533007).
O evento também oportuniza aos artistas e estudantes da dança acesso a mais de 60 premiações, como bolsas de estudos, isenções. Além de indicações para participação em eventos nacionais e internacionais, como a Competição Internacional de Ballet Valentina Kozlova (VKIBC) e o YANZA 2025, realizado em Assución – Paraguai.
Para essa difícil missão, estarão em Cuiabá os professores convidados Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD), e Jhean Allex, professor de jazz de renome nacional e internacional do grupo Raça, de São Paulo (SP).
Eles irão ministrar workshops, roda de conversa, além de assistir, avaliar e conceder as premiações aos participantes.
A dança é transformação social, cultural
Rafaela Gil, bailarina, professora e membro da Rebuliço Cultural, explica que a proposta da iniciativa é intensificar e tornar latente e de boa qualidade a forte presença da dança na produção mato-grossense. “A dança é transformação social, cultural e nos traz inúmeros ganhos, seja ela qual for, ballet, jazz, dança de salão e outras. Temos diversos eventos em todo Estado e queremos auxiliar na visibilidade deles. Assim, nossas crianças e jovens, terão oportunidades de crescimento pessoal, profissional, nessa rede de cooperação que é muito saudável e necessária”, destacou.
Já o bailarino, também professor de dança e jornalista na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Carlos Bezerra, falou sobre a importância do palco e momentos de qualificação da produção artística na área.
Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Participam do 1º Cuiabá em Dança grupos dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sinop, Jaciara, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste e Sapezal. Serão mais de 300 bailarinos e profissionais no evento.
O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros será palco dos workshops e das apresentações. São apoiadores do evento a Assembleia Social, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e a professora Débora Marques Vilar.
Mais informações, pelo perfil @rebulicoculturalmt no Instagram e pelo link https://linktr.ee/rebulicoculturalmt.