Cuiabá, cidade mais quente do Brasil superou o seu próprio recorde nas temperatura de agosto, quando marcou 41,8°C
Neste final de semana, Cuiabá, em Mato Grosso, a cidade mais quente do Brasil registra um novo recorde temperatura para o ano, chegando a 42,6°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todas as dez cidades mais quentes do país no dia marcaram mais de 40ºC nos termômetros. O último recorde registrado na capital foi em agosto, quando a cidade marcou 41,8°C.
Depois da capital mato-grossense, Santo Antônio do Leverger atingiu (41.6 °C), São José do Rio Claro (41.1 °C). As duas no mesmo estado foram as mais quentes. Aquidauana (41.0 °C) e Coxim (MS) 41.0 °C, ambas, em em Mato Grosso do Sul, vieram em seguida. Ainda aparece na lista Porto Nacional, no Tocantins (40.6 °C), no nono lugar.
A tendência para as temperaturas em setembro é continuar acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor. Mais de 80 cidades estão com alerta vermelho para baixa umidade, abaixo de 12%, segundo o Inmet. O indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a umidade fique entre 60% e 70%.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de parte da região Norte são esperadas chuvas abaixo da média para o mês de setembro. Aliás, o que não favorece a diminuição das queimadas que atingem grande parte do país
O volume só fica acima da média no norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na região sul.