A exposição aborda a classificação de expressões racistas, instrumentos musicais de origem africana, folclore e trechos da história do Brasil
Em alusão ao dia da Consciência Negra (20), alunos do 5º ano da Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, em Cuiabá, exibiram um trabalho de combate ao racismo.
O material exibido no pátio, portanto, patrocina reflexões sobre a influência da cultura africana na arte e religião brasileira.
“Foram quatro turmas que produziram estes materiais. O combate ao racismo é diário. E a data da consciência negra serve para aprofundar o debate. Ou seja, de valorizar o respeito aos negros. É a escola cumprindo seu papel de educar”, destaca a diretora Nubia Raffaelle Barbosa Neto.
A exposição aborda a classificação de expressões racistas, instrumentos musicais de origem africana, folclore e trechos da história do Brasil. De acordo com a professora Marina de Freitas Souza, a exposição acontece em conjunto a partir do conteúdo das disciplinas de História e Ensino Religioso. “Ainda há preconceito. Por isso, a importância de patrocinar este debate. Provocar reflexões e disseminar o respeito ao próximo, independente de raça”.
A professora Rozana Auxiliadora Siqueira revela que a exposição foi planejada no começo do mês. “Fizemos uma programação para produzir um material de qualidade, com total caráter educativo e reflexivo. Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho escolar”.
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. É uma data dedicada à reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil.


