O cuiabano, Luciano Santana de Amorim, estudante da Universidade de Cuiabá, conquistou o primeiro lugar no Concurso Gastronômico “Culturas e Sabores de MT
O estudante cuiabano do 2º semestre da faculdade de gastronomia da Unic (Universidade de Cuiabá-MT), Luciano Santana de Amorim, 33 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Gastronômico “Culturas e Sabores”. A competição que sagrou Luciano como vencedor, aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro nas dependências do IGA (Instituto Gastronômico das Américas). A apresentação de todos os pratos foram feitos com ingredientes regionais.
Em razão da pandemia da COVID-19, somente nove estudantes participaram das competições. Dentre os participantes apenas 3 saíram finalistas, isto é, o Welton, Eurípedes e o Luciano.
Entretanto, o grande vencedor foi Luciano que apresentou o melhor prato. “Fiquei muito feliz em participar e também surpreso quando meu nome foi anunciado como o ganhador do primeiro lugar”, disse Luciano”.
O presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACC/MT), Fabio Cruz, criador e organizador do evento, explicou o porquê da realização do concurso.
A ideia da realização do concurso nasceu da necessidade de ajudar a classe a se recuperar do período pós-pandemia. Além disso, incentivar os estudantes, valorizar a gastronomia regional e os profissionais que atuam na área. Bem como promover o setor gastronômico local.
Por isso, eventos como este são muito importantes para a retomada da nossa economia
De acordo com a Chef de cozinha, Terezinha Nascimento, vice-presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de MT, a valorização dos profissionais e dos produtos locais pode ser uma das estratégias para o enfrentamento da crise no setor gastronômico em meio à pandemia da Covid-19.
“Segundo pesquisas, o setor gastronômico está entre os mais afetados durante a pandemia da Covid-19. Os números das perdas para o segmento foram expressivos e preocupantes. Por isso, eventos como este são muito importantes para a retomada da nossa economia “, explica a vice-presidente.
“O chef Rodrigo Bernardes, embaixador do segmento no Paraná e morador da cidade de Londrina, também ministrou cursos de panificação durante o evento. Na ocasião disse que levará boas impressões sobre o setor gastronômico de MT.
“Gostei de ver que a classe da gastronomia de Mato Grosso está se movimentando e também que estão recebendo apoio dos setores públicos e privados. Infelizmente não temos esse respaldo na minha cidade, mas levarei algumas coisas que vi em Mato Grosso, como exemplo para implantar em meu Estado”, disse Bernardes.
O evento foi gravado e pode ser visto pelo canal da ACC-MT no YouTube através do link. https://www.youtube.com/watch?v02xLEXqLFYI
Fonte: Secom Câmara de Cuiabá