A data está entre as três datas comemorativas que mais movimentam o mercado varejista brasileiro
A maioria dos consumidores de Cuiabá pretende comprar os presentes das crianças de última hora na data em homenagem a elas, dia 12 de outubro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), 67,4% dos cuiabanos adultos pretendem fazer suas compras às vésperas da data. Em seguida, 22,1% querem comprar até uma semana antes. E 5,0% desejam encontrar um brinquedo ou presente 15 dias antes e 5,5% já querem ver algo desde agora.
Foram realizadas 200 entrevistas com potenciais clientes nas principais áreas comerciais da capital (Região Central, Grande CPA, Coxipó e Arena Pantanal). Sendo então, 147 consumidores e 53 empresários. A maioria dos entrevistados, 54,5%, era composta por mulheres, enquanto 45,5% eram homens. Dos entrevistados, 97% afirmaram que pretendem presentear uma criança.
Esse público que vai às ruas, em sua maioria, não pretende parcelar o valor dos presentes. 61,0% dos entrevistados preferem pagar à vista, sendo que 38,5% vão pagar em dinheiro em espécie e 27,9% no cartão de débito. Destes, 25,4% preferem pagar com PIX ou então outro meio de transferência bancária. Apenas 8,2% optaram pela opção de crédito no cartão em apenas uma vez.
Por outro lado, 39% acham melhor parcelar o valor no cartão de crédito (81,5%). Ou então em outra opção, como crediário (18,8%) e/ou boleto (1,2%).
Mais de 86% dos adultos desejam comprar presentes em lojas físicas. Enquanto 3,5% procuram algo nas redes sociais, 9,5% irão consultar opções em sites de busca e 0,5% visitarão diretamente sites de e-commerce.
Perspectivas dos empresários
Dos 53 empresários entrevistados na pesquisa, 71,7% estão otimistas de que terão boas vendas no Dia das Crianças. 15,1% não têm estimativas e preferem não criar expectativas, e 13,2% não estão otimistas. O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, explicou que a data está entre as três datas comemorativas que mais movimentam o mercado varejista brasileiro. Por isso, a maioria dos empresários espera obter bons resultados.
“Trata-se de uma data emotiva com uma quantidade média de presentes superior às demais datas, neste ano com uma média de 4. Além disso, embora os brinquedos sejam os principais itens comercializados, essa data também é bastante democrática. Isto é, uma boa variedade que beneficia várias atividades econômicas a terem um bom desempenho nesse período. Este é um ano com alguns altos e baixos, mas diante dos dados apresentados pela pesquisa, a expectativa é de crescimento acima de 4% em comparação com o ano de 2022”, destacou.