Curso de Língua Portuguesa para estrangeiros gratuito
Com o propósito de promover o aprendizado de um curso de Língua Portuguesa e a integração em território mato-grossense, a Escola Técnica Estadual de Cuiabá abriu 40 vagas para o Curso de Português para Estrangeiros.
Oferecido na modalidade presencial, o curso foi pensado para que migrantes e refugiados possam contar com um espaço para aprender a língua portuguesa e se aproximar da cultura local. A oportunidade de aprender uma nova língua possibilita também maior integração no mercado de trabalho.
Ao todo, o curso ofertado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), possui carga horária de 50 horas. Todavia com aulas duas vezes por semana, tendo duração máxima de três meses. O material didático constituído por meio de módulos que objetivam o desenvolvimento gradativo das capacidades comunicativas, especialmente de escrita e leitura.
Segundo o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Mauricio Dias, a partir de uma pesquisa de campo identificaram a existência de uma grande quantidade de migrantes em Cuiabá. A barreira da língua portuguesa também é um fator dificultador para que essas pessoas ingressassem no mercado de trabalho e/ou universidades.
“Temos em Cuiabá uma grande quantidade de migrantes de países diversos. Portanto, a Seciteci através da Escola Técnica de Cuiabá, viu a necessidade de auxiliar essas pessoas com aquilo que lhe possibilitará uma inserção mais rápida ao mercado de trabalho. Assim como nos cursos de capacitação e acesso ao ensino superior, possibilitando melhores perspectivas na vida”, explicou Maurício.
Sendo um curso ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), as aulas acontecem no período noturno e começa já no dia 25 de setembro.
São pré-requisitos para a inscrição: ser estrangeiro, ter idade mínima de 18 anos e ter cursado ao menos cinco anos da educação fundamental.