Senar-MT promove curso de plantas medicinais para impulsionar empreendedorismo em Poconé
Para impulsionar o empreendedorismo na área de produtos naturais no município de Poconé, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promoveu o curso de identificação e uso de plantas medicinais. Através deste que os produtores do Assentamento Rural Triângulo aprenderam sobre a utilização de medicamentos naturais oriundos de plantas e ervas nativas do cerrado. Dessa maneira, estão em busca de parceria com a Prefeitura Municipal para comercializar seus produtos.
O curso realizado por intermédio do Sindicato Rural de Poconé para um grupo de 10 pessoas no mês de fevereiro, ensinou os participantes a identificarem as plantas medicinais e suas respectivas funções para, em seguida, fazer a manipulação de remédios. Atualmente, o Brasil produz apenas uma parte das plantas medicinais, aromáticas e condimentares consumidas no mercado interno. Ou seja, muito ainda é importado, isso mostra que há um grande espaço para ampliar a produção nacional dessas espécies.
De acordo com a instrutora, Cleonice, a turma de alunos do curso diversa, têm pessoas que já produziam e também que nunca tiveram contato. Juntos eles aprenderam e se aperfeiçoaram na produção de produtos como xaropes, xampus, pomadas e sabonetes produzidos com produtos naturais.
“Fico feliz em ver que estão recebendo apoio. É esse o objetivo do Senar-MT, apoiar os produtores rurais a se desenvolverem cada dia mais e capacitar, gerando novas oportunidades”, disse Cleonice.
Juntos e empenhados vamos fazer um grande trabalho
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Rural Triângulo, Francisco Félix Ferreira, e seu conselheiro, Antônio Cardoso, estiveram reunidos com a primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Emprego e Renda, Joelma Gomes, no mês de maio. Dessa forma, firmaram uma parceria para comercializar seus produtos naturais visando a melhoria da renda das famílias da localidade.
Francisco participou do curso e relata uma boa experiência, e se diz esperançoso com a parceria com a prefeitura. “Sabemos que podemos contar com o Senar-MT e agradeço em nome dos produtores pelo trabalho da instrutora. Juntos e empenhados vamos fazer um grande trabalho”, completou Francisco.