No momento, você está visualizando Curso para proteger meninas na internet soma 2 mil inscritos
O curso “Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas” já conta com mais de 2.000 inscrições - Foto: Elza Fiúza/EBC

Curso para proteger meninas na internet soma 2 mil inscritos

Um mês após o lançamento, profissionais da educação de todos os estados brasileiros e de outros cinco países se inscreveram no curso promovida pela Serenas

O curso “Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas” já conta com mais de 2.000 inscrições em apenas um mês do lançamento. Trata-se de  uma parceria entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), a organização Serenas e a Embaixada do Reino Unido no Brasil. Com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e do Ministério das Mulheres. Aliás, o conteúdo está disponível na plataforma da ENAP.

A iniciativa surge a partir da necessidade de formação de educadores para apoio às meninas vítimas de violências facilitadas pela tecnologia no Brasil. Com orientações para prevenção, acolhimento e encaminhamento desses casos. Com conteúdos acessíveis e inteiramente online, o curso forma profissionais para a promoção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores para meninas.

As mais de 2.000 pessoas inscritas são de todos os estados do Brasil e outros cinco países, incluindo Moçambique, Cabo Verde, Itália, Portugal e Paraguai.

Profissionais relatam como o curso já tem transformado suas práticas

A nova bagagem que agora carrego comigo é a compreensão profunda do impacto da violência de gênero na vida das meninas e mulheres. Além disso, uma responsabilidade ainda maior no papel que a escola e os profissionais da educação desempenham no enfrentamento dessa violência. (…) O curso me inspirou a incorporar de forma mais ativa a questão da violência de gênero nas minhas práticas pedagógicas.” Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais – Sudeste

O curso abriu minha visão sobre a realidade enfrentada tanto por nós mulheres quanto as meninas de escolas. Assim como em comunidades que venciam a violência caladas sem saberem muitas vezes dos seus direitos.” Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Região Centro-Oeste.

O curso ampliou [minha] percepção de que a escola é um espaço essencial para a prevenção e o enfrentamento das violências contra meninas. A escola não é apenas um local de aprendizado acadêmico, mas também um ambiente formador de valores, comportamentos e respeito à diversidade.” Professora do Ensino Fundamental e Médio – Região Nordeste

Prevenção e o enfrentamento à violência online contra meninas

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, avalia que a formação de professores é um caminho muito efetivo. Isso para trabalharmos com a prevenção e o enfrentamento à violência online contra meninas.

“Estamos mirando quem tem um papel fundamental na educação das novas gerações. Também na preparação desses profissionais para que saibam o que fazer em momentos cruciais no desenvolvimento desses jovens. O curso pode contribuir com mudanças concretas no ambiente escolar”, disse.

Para Mariana Cartaxo, Assessora Sênior e Diretora do Programa de Acesso Digital da Embaixada Britânica no Brasil, “o curso ‘Escolas ON, Violências OFF’ representa um passo fundamental para promover ambientes escolares mais seguros e acolhedores para meninas em todo o Brasil, uma das prioridades do Programa de Acesso Digital do Reino Unido. Ao capacitar educadores para identificar, prevenir e enfrentar as violências digitais, essa iniciativa conjunta entre a Serenas, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e a Embaixada do Reino Unido, reafirma o compromisso com a proteção dos direitos das meninas e com a construção de uma internet ainda mais segura, inclusiva e livre de violências.”

Os conteúdos da formação são teóricos e práticos, com textos, materiais complementares e 10 videoaulas curtas e acessíveis. Assim, traz propostas práticas para aplicação dos conhecimentos na realidade escolar. O curso pode ser acessado online, conta com um certificado de 20 horas de carga horária emitido pela Escola Virtual de Governo e qualquer pessoa interessada no tema pode participar gratuitamente.