Você está visualizando atualmente “Cururueiros do Pantanal” resgata tradição e costumes de Mato Grosso
Cine Teatro Cuiabá exibe neste sábado o documentário Cururueiros do Pantanal, onde resgata a cultura de Mato Grosso

“Cururueiros do Pantanal” resgata tradição e costumes de Mato Grosso

Documentário Cururueiros do Pantanal tem como objetivo registrar a história cultural do estado de Mato Grosso

Com o intuito de preservar a essência do cururueiro e levantar um importante registro histórico dessa manifestação cultural de Mato Grosso, a programação de cinema deste sábado (19) do Cine Teatro Cuiabá, exibirá às 19h, o documentário ‘Cururueiros do Pantanal Rio Abaixo’, de Vicente Delgado, e a entrada é gratuita.

A produção cinematográfica, é uma realização do Movimento Vambora, e tem o objetivo de preservar a essência do cururueiro. Assim, o documentário coletou relatos, a fim de contribuir para a manutenção dessa tradição.

Os realizadores seguiram o caminho do Rio Cuiabá, encontrando nas margens as manifestações culturais ribeirinhas que alimentam o imaginário do Cururu. Assim, entrevistaram os cururueiros de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Também concederam entrevistas outros mestres dessa manifestação cultural. O pesquisador e musicista Abel Dy Santos, bem como o artesão de violas de cocho Alcides Ribeiro.

“Cururueiros do Pantanal” resgata tradição e costumes de Mato Grosso

O filme foi produzido com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), via recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Allan Kardec. Apoiam a iniciativa a Associação Cultural Cena Onze, o Cine Teatro Cuiabá e a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).

Os realizadores ressaltam que o projeto só se tornou possível graças à sensibilidade do senhor Ugo da Conceição Padilha, que foi um incansável defensor da cultura popular. Infelizmente veio a falecer em novembro de 2020, antes que a equipe pudesse registrar seu depoimento. E como homenagem a toda a sua história, este documentário vai mostrar algumas imagens de sua trajetória.

Mais informações, pelos telefones (65) 9 9946-1268 e 9 9944-0510.

Movimento Vambora

A Associação Movimento Vambora é uma entidade resultante da junção de movimentos de artes cênicas, de mulheres, negros e LGBTQIA+, que vem atuando na defesa e construção de projetos, unindo diversos segmentos das artes.

“Cururueiros do Pantanal” resgata tradição e costumes de Mato Grosso