Você está visualizando atualmente USP oferece centenas de livros para download gratuito
Portal de Livros Abertos da USP lançado em 2016, o portal se destaca download gratuito como uma plataforma significativa

USP oferece centenas de livros para download gratuito

A Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino e pesquisa da América Latina, apresenta seu notável projeto download gratuito

O Portal de Livros Abertos da USP lançado em 2016, se destaca com o download gratuito como uma plataforma significativa para a divulgação de livros digitais acadêmicos e científicos. Com um acervo que inclui 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, o portal atualmente hospeda 973 títulos disponíveis em seis idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

O objetivo do portal é coletar e divulgar livros produzidos por unidades, institutos, centros e museus da USP, cobrindo diversas áreas do conhecimento. A iniciativa visa facilitar o acesso ao acervo acadêmico e preservar a memória da produção científica e acadêmica da universidade.

Os livros e coleções do portal são de natureza científica e passam por um processo de avaliação para assegurar a qualidade e a relevância acadêmica. A USP impõe critérios rigorosos de submissão e avaliação para manter o controle de qualidade, a seleção e a revisão editorial das publicações.

Tecnicamente, o portal utiliza o Open Monograph Press (OMP), um software de código aberto mantido pelo Public Knowledge Project (PKP). Mas esse software desenvolvido, visa gerir e publicar livros científicos e acadêmicos, proporcionando uma plataforma eficiente para o projeto.

A Universidade de São Paulo

Criada em 1934, USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm reconhecidos por diferentes rankings mundiais. Dessa maneira,  mede a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Esse desempenho, gerado ao longo de mais de oito décadas de uma intensa busca pela excelência, permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial. Sua graduação formada por 183 cursos, dedicam-se a todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, distribuem-se em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba. Além de Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios