Senadora Soraya Thronicke e os governadores Mauro Mendes e Eduardo Riedel analisam cenário do agronegócio
Os governadores de de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e a senador Soraya Thronicke (Podemos), vão debater sobre agronegócio sustentável e incentivos à preservação do meio ambiente durante seminário em São Paulo (SP). O evento ocorre na segunda-feira (21).
O trio de representantes do Centro-Oeste abre às 9h30, o seminário Agronegócio Sustentável, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, e integra o painel que aborda os incentivos à preservação do meio ambiente estabelecidos no Plano Safra 2023/2024. Também fará parte da conversa o engenheiro agrícola Eduardo Assad e Giovana Araújo, sócia-líder de mercados para o agronegócio da KPMG.
Anunciado em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o plano financiará a atividade de médios e grandes produtores com o valor recorde de R$ 364,22 bilhões. Como estímulo a práticas sustentáveis, as taxas de juros do crédito podem ser reduzidas em até um ponto percentual. Ou seja, se o produtor já tiver o CAR (Cadastro Ambiental Rural) analisado e se adotar medidas como produção orgânica.
Às 11h30, a segunda mesa reúne Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, Humberto Miranda Oliveira, presidente da Faeb e Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste. Assim, discutirão formas de aumentar a produtividade do agronegócio no Nordeste.
Transmissão ao vivo pelo site e no canal do jornal no Youtube
A princípio, o 11º levantamento da safra de grãos, estima que a produção total de milho no Brasil, contando com as três safras, se aproxime das 130 milhões de toneladas no ciclo 2022/23. A previsão é de que aproximadamente 76 milhões de toneladas do grão venham do Centro-Oeste. Assim como cerca de 12 milhões de toneladas, dos estados do Nordeste.
Aliás, o evento acontece no prédio da Folha, na região central de São Paulo. Além disso, terá transmissão ao vivo pelo site e no canal do jornal no Youtube. Interessados em acompanhar os painéis presencialmente e de forma gratuita podem se inscrever pelo Sympla. As vagas são limitadas. O público também pode participar com perguntas e comentários via WhatsApp, no número (11) 99648-3478.