Você está visualizando atualmente Deborah Colker traz espetáculo a Cuiabá nesta quinta e sexta
Cia. de Dança Deborah Colker celebra seu 30º aniversário com a estreia do espetáculo "Sagração", que acontecerá no Teatro Zulmira Canavarros - Foto: Wikidança

Deborah Colker traz espetáculo a Cuiabá nesta quinta e sexta

O evento marca o início da temporada de apresentações de 2024 e promete ser um dos maiores espetáculos de dança do Brasil com Deborah Colker

A Companhia de Dança Deborah Colker celebra seu 30º aniversário com a estreia do espetáculo “Sagração”, que acontecerá quinta (15) e sexta-feira (16), às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

“Sagração” é uma adaptação livre de “A Sagração da Primavera”, obra de Igor Stravinsky, que estreou em Paris em 1913.

Com coreografia de Vaslav Nijinsky, a composição reconhecida por sua estrutura rítmica inovadora e sua abordagem revolucionária ao contexto musical da época.

A nova versão, contudo, que tem direção da própria Deborah Colker, entrelaça a obra clássica com ritmos brasileiros e dos povos originários.

Deborah Colker, a princípio, explica que a inspiração para “Sagração” veio de sua experiência em uma viagem ao Xingu. Onde conheceu o cineasta Takumã Kuikuro e se aprofundou nas histórias ancestrais da região.

“Quando decidi recontar esse clássico, pensei que deveria fazê-lo a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil”, afirma Colker. O espetáculo, portanto, incorpora narrações que refletem a relação dos indígenas com o fogo, destacando elementos culturais e naturais que compõem a dramaturgia.

Composições de Stravinsky com a riqueza sonora das florestas brasileiras

Além das referências bíblicas e indígenas, Colker também se inspira na literatura científica, representando a evolução da espécie humana e a adaptação constante do homem. Personagens que simbolizam bactérias, herbívoros e quadrúpedes são parte da narrativa do espetáculo, ampliando sua proposta conceitual.

Aliás, a trilha sonora é uma fusão das composições de Stravinsky com a riqueza sonora das florestas brasileiras. O diretor musical Alexandre Elias introduziu elementos tradicionais como o boi bumbá, coco, afoxé e samba na partitura original, utilizando instrumentos como flauta de madeira, maracás e tambores.

Desde sua fundação em 1994, a Companhia de Dança Deborah Colker já realizou mais de duas mil apresentações em mais de 100 cidades ao redor do Mundo. Inclusive, já atingiu um público de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.

Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos através do Sympla.